Agosto verde traz para o debate público a importância dessa fase da vida para o desenvolvimento da criança e de toda sociedade
Redação Publicado em 02/08/2024, às 06h00
A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal lança a campanha “Cuidar de cada criança é cuidar do país inteiro” para marcar o Mês da Primeira Infância, comemorado em agosto. Esse é o segundo ano de celebração da data, que foi oficializada pela Lei 14.617 de julho de 2023.
A primeira infância compreende os 6 primeiros anos de vida e é considerada uma “janela de oportunidades”. É neste período, de desenvolvimento intenso e rápido, que as crianças formam as bases essenciais para a saúde física, cognitiva e socioemocional ao longo de toda a vida.
“Diversas evidências demonstram que investir nos primeiros anos de vida é uma forma efetiva de combater as desigualdades, romper o ciclo de pobreza que atravessa as gerações, evitar medidas compensatórias no futuro e proteger as infâncias de hoje e do amanhã. A celebração do Mês da Primeira Infância é muito importante, pois nos convida a espalhar essa mensagem, debater o tema com a sociedade e mobilizar a classe política”, afirma Mariana Luz, CEO da Fundação.
Um avanço recente nessa pauta foi a assinatura do decreto presidencial que estabelece diretrizes para a criação de uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância. O decreto teve como base o relatório do Grupo de Trabalho (GT) Primeira Infância do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Conselhão), do qual a Fundação e o Todos pela Educação assinam a relatoria técnica. Criado em agosto do ano passado, o GT teve como objetivo criar as recomendações para a construção desta política, que está em fase de elaboração e deve ser lançada em outubro.
Para reforçar a importância do desenvolvimento na primeira infância, a campanha “Cuidar de cada criança é cuidar do país inteiro” irá realizar diversas ações ao longo de todo o mês de agosto:
O intuito da campanha de sensibilização pelo Mês da Primeira Infância é mostrar a importância desta fase da vida e permitir que cada criança, das múltiplas primeiras infâncias, alcance todo o seu potencial. Cuidar de cada criança desde os primeiros anos é também investir no desenvolvimento do país e de toda a sociedade.
Desde 2007, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal trabalha pela causa da primeira infância com o objetivo de impactar positivamente o desenvolvimento de crianças com até 6 anos. A Fundação atua por meio de duas estratégias, alavancar políticas públicas e ativar a sociedade para a primeira infância, com foco na promoção da educação infantil de qualidade, no fortalecimento dos serviços de parentalidade e na avaliação do desenvolvimento infantil.