Pronto socorro infantil: saiba o momento certo de procurar atendimento médico de emergência

Saiba quais os sinais de alerta para levar seu filho ao pronto socorro

Redação Publicado em 08/12/2022, às 14h00

O pronto socorro é destinado a casos de urgência -

Referência em tratamento pediátrico de média e alta complexidade na rede pública da capital paulista, o pronto-socorro do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ), sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL),  atende, em média, 4,5 mil pacientes de a 18 anos incompletos. O modelo de gestão integrado entre as esferas pública e privada permitiu a expansão dos serviços, dobrando a capacidade de atendimento.

De acordo com o superintende médico do hospital, Dr. Antonio Carlos Madeira de Arruda, muitos pais e responsáveis ainda têm dúvidas sobre o momento certo de recorrer ao pronto-socorro e isso acaba sobrecarregando a unidade com casos que não são graves. Mas afinal, quando devemos buscar o atendimento médico de emergência?

Um pronto-socorro é destinado ao atendimento de casos graves de urgência e emergência. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), mais de 70% das visitas ao pronto-socorro infantil poderiam ser evitadas. “A integração entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês foi fundamental para implementação de protocolos assistenciais específicos para diferentes doenças. Foi, inclusive, esse trabalho conjunto que permitiu a melhoria da atenção observada em nosso PS”, reforça o Dr. Madeira.

Veja também

 

Urgências x emergências

O pronto-socorro do HMIMJ trabalha com protocolos de triagem diferenciados, que separam os pacientes de acordo com a emergência dos casos. E quais são os sinais de alerta imprescindíveis para a ida a um PS? A equipe de atendimento da unidade listou as principais situações que merecem atenção redobrada de pais e responsáveis. Confira:

-Febre: a febre, por si só, não é preocupante. O sinal de alerta acende quando ela persiste por mais de três dias, apresenta picos de mais de 39ºC e vem acompanhada de queda do estado geral do paciente.

-Quedas: se após cair, a criança apresentar sonolência, vômitos e dor de cabeça, leve-a imediatamente ao pronto-socorro, observando sempre o estado geral do paciente.

-Intoxicação: nestes casos, os pais devem buscar atendimento médico imediatamente. Não provoque vômitos e, se possível, leve o produto que foi ingerido, descreva com detalhes o ocorrido e o horário aproximado.

-Dificuldade respiratória: a presença de falta de ar (dificuldade visível para respirar) por si só justifica uma avaliação médica detalhada em um pronto-socorro.



Sobre o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL)

Fundado em 2008, o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) nasceu com o propósito de fortalecer a atuação social voluntária da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês na saúde pública do Brasil, tendo como missão levar a excelência administrativa e operacional, já reconhecida no setor privado, às esferas municipais e estaduais do País.

Atualmente, o Instituto é responsável pela gestão de 8 unidades de saúde: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ), Hospital Geral do Grajaú (HGG), AME Interlagos, Hospital Regional de Jundiaí, AME Jundiaí, AMAs Santa Cecília, Núcleo de Saúde da Fundação Lia Maria Aguiar e Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Mogi Mirim.

emergência pediatrias sinais de alerta pronto socorro urgência

Leia mais

Crianças obesas podem apresentar deformidades ósseas


Dia Mundial da Pneumonia: a importância da prevenção


Você sabe o que é a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)?


Crianças de até 2 anos são o principal grupo de risco para a otite silenciosa


Dia Mundial da Sepse: doença mata 11 milhões por ano no mundo