Eleições: o "Esquecimento' dos eleitores brasileiros

É necessário votar com consciência e responsabilidade nessas eleições

Michelle Meneses * Publicado em 20/08/2022, às 06h00

A eleição para deputados, senador e presidente ocorrerá dia 2 de outubro - Foto: Divulgação/TSE

Com o início oficial da campanha eleitoral, as TVs, rádios e redes sociais serão tomadas por uma grande quantidade de candidatos concorrendo à cargos eletivos.

Os eleitores brasileiros devem ficar bem atentos, pois, essas Eleições serão as mais importantes dos últimos tempos, e escolher um candidato nem sempre é uma tarefa simples.

Mais de 60% dos Eleitores brasileiros não se lembram em quem votou para Deputado Federal e Senador nas últimas eleições.

Segundo a "Pesquisa Datafolha divulgada pelo site do jornal "Folha de S. Paulo" nesta segunda-feira (1º de Agosto) aponta que 6 em cada 10 brasileiros não se lembram do nome do deputado federal ou do senador que votaram em 2018."

Em quem você votou para Deputado Federal na Eleição 2018?

Aposto que a maioria dos eleitores brasileiros não se lembra em quem votou para qualquer cargo eletivo do Poder Legislativo (Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual).

Isso é muito preocupante, pois, não basta mudar o Presidente da República, se continuamos a escolher de maneira totalmente equivocada e sem compromisso nossos representantes, principalmente na Câmara dos Deputados e no Senado Federal; que têm como principal função a elaboração das leis.

 

 

Veja mais 

 

 

Em 2018 houve uma grande renovação na Câmara dos Deputados, mas isso nem sempre significa qualidade legislativa, uma vez que o atual parlamento é considerado por muitos especialistas, com um dos piores dos últimos tempos.

Muitos que ali estão, tiveram ao longo do mandato, uma produção legislativa baixíssima ou nula; fazem parte do grupo de parlamentares “invisíveis” ou do " baixo clero", que pouco contribuem para o debate político ou que se ausentam das decisões importantes para os rumos do país.

Com a aproximação das eleições 2022, os parlamentares, já estão com suas campanhas nas ruas, muitas vezes enganando e iludindo seus eleitores, com o objetivo simplesmente da reeleição e da manutenção do poder que o cargo lhe oferece.

A atenção dos eleitores brasileiros deve ser redobrada com candidatos oportunistas, inexpressivos e com baixa produção legislativa ( no caso daqueles com mandato eletivo).

Atualmente basta uma simples pesquisa no google ou em outras ferramentas digitais para conhecer a vida pessoal e profissional do candidato, bem como conhecer suas propostas e projetos para o seu estado e para o Brasil.

Com informações confiáveis e conhecimento sobre os candidatos, o direito de exercer a cidadania pelo voto, torna-se um compromisso mais consciente e responsável para todos os eleitores brasileiros.

Faça valer seu voto.
Voto consciente e responsável.

deputado presidente eleição voto senador

Leia mais

Multiparentalidade: O afeto como fundamento para que a criança tenha duas mães ou dois pais


Volta às aulas: como preservar as crianças de contrair doenças de comum circulação em ambiente escolar


Teste da Bochechinha: a importância do diagnóstico precoce


A importância da educação e prevenção às drogas


A importância das vacinas para a saúde da sociedade