O especialista em implantodontia Dr. Bruno Segnini explica os benefícios das próteses dentárias
Redação* Publicado em 19/08/2023, às 06h00
Dados preliminares da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, que vem sendo realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) apontaram que grande parte dos adultos e idosos precisa de próteses dentárias e atendimentos odontológicos. Diante desse cenário, o especialista em implantodontia Dr. Bruno Segnini destaca a colocação de implantes como um dos processos que mais auxiliam na recuperação da autoestima e qualidade de vida.
“Na falta de um ou mais dentes, os pacientes perdem também a estabilidade da mordida, o que pode gerar problemas estéticos, fisiológicos e até mesmo funcionais. O implante oferece um suporte estável para a prótese, e atua como uma espécie de raiz natural, melhorando a mastigação e proporcionando maior conforto e capacidade de ingerir alimentos, como itens mais crocantes, por exemplo”, diz Dr. Bruno.
Segundo dados do estudo, quase metade das pessoas (48,4%) na faixa etária entre 35 e 44 anos precisa de um tratamento dentário imediato. Nesse grupo, 21,3% necessitam de prótese (fixa ou removível) superior, e 29%, da inferior. Já entre os indivíduos de 65 a 74 anos, 37,5% precisam de prótese superior, e 28%, da inferior. Nessa faixa etária, 45% necessitam, inclusive, de atendimentos eletivos ou urgentes.
Segnini comenta que além dos tratamentos dentários necessários para essa parcela da população, também é imprescindível que ocorra uma conscientização dos hábitos alimentares e de higiene necessários para uma boa manutenção da saúde bucal. “A escovação e o fio dental são apenas uma parte de todo o processo de cuidados essenciais para um sorriso saudável. Lembrando que próteses e implantes precisam ainda de amparos diferenciados dos fornecidos aos dentes naturais”.
O especialista explica que com a implantodontia também é possível atender uma exigência cada vez mais comum dos pacientes: coroas dentárias com aspecto de dentes naturais, que aperfeiçoem a aparência da arcada, alinhem os dentes no arco e apresentem um formato considerado ideal. “As cirurgias para colocação dos implantes são realizadas com anestesia local, tendo uma recuperação tranquila, aliada ao uso de antibióticos e analgésicos”.
Segnini reforça ainda ser imprescindível que todas as pessoas, independentemente da idade, agendem consultas regulares ao dentista, a fim de manter não apenas uma higiene profunda em dia, mas também para identificar possíveis problemas de forma precoce, facilitando o tratamento e a cura.