O especialista em implantodontia Dr. Bruno Segnini explica como evitar a falta de dentes que afeta sua saúde e beleza
Redação Publicado em 13/12/2022, às 14h00
Ao contrário do que acredita o senso comum, a perda de um ou mais dentes não afeta apenas a estética ou aspectos de autoestima de uma pessoa. Segundo o especialista em implantodontia Dr. Bruno Segnini, a falta de dentes pode provocar alterações na saúde, como distúrbios na articulação da mandíbula e problemas gastrointestinais.
Como cada dente possui uma função diferente, a cavidade bucal como um todo é extremamente importante para o sistema digestivo. Assim, caso a mastigação não seja feita de forma adequada, os alimentos chegam maiores ao estômago, o que dificulta a digestão e absorção de nutrientes”, explica o especialista.
Dessa forma, Segnini orienta que as pessoas procurem atendimento na perda de quaisquer dentes. “É comum que se vá atrás de ajuda apenas quando os dentes frontais sofrem algum problema, já que afetam diretamente a imagem do indivíduo, porém, os dentes posteriores podem ser ainda mais importantes, pois são responsáveis por triturar a comida.”
Outra consequência apontada por Dr. Bruno é a movimentação natural dos dentes quando algum deles cai, o que gera um mal posicionamento da mordida e, consequentemente, reflexos na articulação. “Esse movimento ainda expõe partes sensíveis do dente, provocando sintomas desconfortáveis, como a dor.”
Nesses casos, o mais recomendado é a colocação de implantes dentários, que proporcionam mais qualidade de vida ao garantir maior percepção dos sabores, ossos mais saudáveis e uma mastigação adequada, o que resulta no melhor funcionamento de todo o organismo. Com os alimentos corretamente mastigados e triturados também se evita problemas gastrointestinais e digestivos.
“O tempo para a conclusão do tratamento com implantes varia de acordo com os diferentes casos clínicos. Lembrando que a colocação dos implantes pode ser feita por pessoas de todas as idades que apresentem a falta de um ou mais dentes, geralmente devido ao envelhecimento, fraturas, cárie ou periodontites”, comenta Dr. Bruno.