Mariana Kotscho
Busca
» SAÚDE DO CORAÇÃO

Dia Mundial do Chocolate: entenda os benefícios do doce para o coração

O cardiologista Dr. Yuri Brasil explica de que forma o chocolate contribui para o bom funcionamento vascular

Redação Publicado em 07/07/2023, às 14h00

O mais saudável é optar por barrinhas pequenas do tipo amargo
O mais saudável é optar por barrinhas pequenas do tipo amargo

Celebrado anualmente em 7 de julho, o Dia Mundial do Chocolate tem como objetivo enaltecer um dos doces mais queridos e consumidos por pessoas de todo o mundo. Segundo o cardiologista Dr. Yuri Brasil, trata-se de um alimento que, inclusive, proporciona diversos benefícios para o bom funcionamento do coração, desde que consumida com moderação.

Rico em flavonoides, o chocolate provoca um efeito anti-inflamatório e antioxidante, isso é, protege as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo. O consumo do doce também é capaz de aumentar a função do óxido nítrico do corpo humano, o que consequentemente reduz a pressão arterial e aumenta o fluxo vascular”, explica Dr. Yuri.

Ainda segundo o especialista, todo esse processo aumenta as chances de prevenção contra a aterosclerose, que é a inflamação causada pelo acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias e dentro delas. “O mais adequado, no entanto, é ingerir pequenas quantidades por semana, de preferência com maior percentual de cacau, dos tipos mais amargos. Os chocolates ricos em açúcar, leite e gordura, como os brancos, devem ser evitados”.

Veja também 

Dr. Yuri também alerta para o consumo das barras light e diet. “As versões light possuem cerca de 25% menos nutrientes, enquanto as diets não têm nenhum nutriente. Outro fator de atenção é que as opções diets não contêm açúcar, mas podem possuir altos níveis de gordura, o que é prejudicial não apenas ao coração, mas a todo o organismo. Achocolatados, de todos os tipos, também devem ser evitados, devido à alta quantidade de calorias”.

Diante desse cenário, o especialista recomenda que o mais saudável é optar por barrinhas pequenas, do tipo amargo, pois dessa forma evita-se um consumo exagerado do doce. “O chocolate é amado e deve ser saboreado por todas as pessoas, mas como tudo na vida, deve sempre ser feito com a devida moderação”.