A médica e colunista Renata Kotscho dá dicas de como cuidar dos pés
Renata Kotscho* Publicado em 24/08/2022, às 06h00
O inverno é um dos melhores momentos para cuidar da pele e recuperar os prejuízos causados no verão. Essa máxima vale da cabeça aos pés.
No verão a gente costuma expor mais os pés, andar descalço no chão ou na areia da praia. Com isso, os pés costumam ficar ásperos e ressecados.
A camada áspera que se forma embaixo dos pés, nada mais é do que uma proteção do corpo contra uma agressão. Os calos, muitas vezes doloridos, também são formados da mesma maneira. Se a pessoa pisa de mal jeito ou se usa um sapato desconfortável o corpo se protege dessa agressão formando um calo, o que acaba evitando machucados mas gera outros problemas.
Quando o pé fica seco e áspero, muitas pessoas costumam recorrer a lixa para retirar o excesso de pele e deixar os pés mais lisinhos. O problema é que assim como o chão duro, a lixa nada mais é do que uma forma de agredir a pele do pé. Resultado: apesar de ficar lisinho logo depois de usar a lixa, a pele responde a essa agressão da mesma maneira que reage às outras, ou seja, acaba produzindo mais queratina para se proteger do atrito da lixa.
Com isso, gera-se um ciclo vicioso, quanto mais lixamos os pés, mais queratina o nosso corpo vai produzir para se proteger e mais áspera a sola ficará.
Como tratar o problema então?
A melhor forma de evitar que a pele do pé fique áspera é mantendo-a sempre bem protegida e hidratada. Não é muito diferente da pele das outras partes do corpo.
Os cremes à base de uréia costumam ser mais indicados para tratar o ressecamento dos pés porque esse ingrediente é um hidratante potente que ajuda a remover o excesso de queratina e de células mortas nesta região.
Para fazer um “tratamento de choque” nos pés ásperos eu costumo recomendar o seguinte ritual noturno. Lave bem os pés durante o banho e depois seque bem. Em seguida aplique uma camada generosa de creme à base de ureia e envolva os pés com filme plástico (aquele mesmo usado para cobrir alimentos). O plástico garante que o creme não sairá na meia ou no calçado, garantindo sua absorção. Por fim, aproveite que está frio e coloque uma meia quentinha por cima, mantendo o filme plástico no lugar.
Depois é só dormir para acordar com os pés de Cinderela.
É claro que dependendo de cada pé, apenas um dia de tratamento não vai resolver todo o problema, mas não tem contra indicações, então você pode repetir o ritual quantas vezes forem necessárias até ficar com os pés bem macios.
Aqui alguns produtos que contém ureia indicados para os pés:
Nutraplus 10%, creme hidratante (Galderma)
Cetaphil Pro Uréia 10% para os pés (Cetaphil)
Uraskin - Creme de Ureia 10% (Needs)
Uréia Pés 10%, creme (Eucerin)