Comentarista do Bem Estar da Rede Globo, colunista de Universa/UOL, mentora de curso para jornalistas do Dart Center for Journalism &Trauma/Columbia University e consultora voluntária do Instituto Maria da Penha
Redação Publicado em 08/08/2022, às 10h20
Mariana Kotscho é jornalista e tem 30 anos de experiência em televisão. Começou a carreira no SBT e na Record TV e, em 1996, foi a primeira repórter da Globonews em São Paulo. Trabalhou por quase 12 anos como repórter da Rede Globo para todos os telejornais da emissora – de onde saiu, em novembro de 2007, para se dedicar a outros projetos profissionais, como o Programa Papo de Mãe, de sua criação, e que apresentou por 12 anos na TV Brasil e na TV Cultura. O Papo de Mãe também foi um site parceiro do UOL.
Agora, Mariana Kotscho reúne, neste site que leva seu nome, toda sua experiência como repórter, apresentadora e ativista. Com uma renomada equipe de colaboradores de diversas áreas. Com foco na educação, nas relações familiares, no combate à violência doméstica e outros.
É vencedora do prêmio Vladimir Herzog de jornalismo pela Globonews. Há 22 anos faz palestras sobre jornalismo/primeira infância/maternidade/violência doméstica.
Também se especializou no tema da violência contra a mulher e violência doméstica no Brasil. Coordenou o evento “Violência Doméstica, até quando seremos coniventes?”, no Memorial da América Latina (2016), colaborou com a elaboração do Manual Universa/UOL de cobertura de gênero, dá uma palestra anual sobre o tema em aula optativa da PUC/SP, aulas para as voluntárias do Instituto Maria da Penha e coordena grupo de orientação e apoio às vítimas de violência doméstica no Facebook, que já tem quase 6.000 vítimas atendidas.
Atualmente é colunista do UOL, comentarista do Bem Estar da TV Globo e mentora do curso de jornalismo para a América Latina da Columbia University (NYC), além de consultora voluntária do Instituto Maria da Penha.