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Projeto que estimula protagonismo entre jovens já beneficiou cerca de 1.000 alunos em oito cidades do Brasil

Alunos de escolas públicas se envolvem em projetos que visam o aprendizado cultural e socioambiental

Redação Publicado em 15/12/2022, às 06h00

Projeto Heróis em Ação em Santaluz-BA. - Foto: Junior Silva
Projeto Heróis em Ação em Santaluz-BA. - Foto: Junior Silva

É possível empoderar os jovens para que ganhem protagonismo e possam influenciar positivamente suas comunidades, dentro das condições e dos potenciais de cada território. E tudo de forma divertida, usando a gamificação como estratégia. É assim que o projeto Heróis em Ação, implementado pela Evoluir - empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral, vem transformando vidas desde 2019 e já beneficiou quase mil alunos de 31 instituições em oito cidades do Brasil. Em 2022, foi a vez das cidades de São Paulo (SP), na região de Heliópolis, e de Santaluz (BA) receberem essa iniciativa. 

O projeto é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo - com patrocínio de empresas privadas e implementado pela Evoluir em parceria com as Secretarias Municipais de Educação.

Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a metodologia do Heróis em Ação inclui a capacitação de educadores na  Aprendizagem Baseada em Projetos e a condução de um jogo de narrativa (RPG), inspirado no livro “Lá Onde Eu Moro”. Enquanto jogam, os jovens são orientados a realizar intervenções em torno de uma causa que faça sentido onde vivem, a fim de mobilizar a comunidade. Nesse processo, o intuito é que ganhem protagonismo, novas habilidades e se apropriem de seu espaço. Ao final do projeto, é realizada uma exposição de todos os trabalhos.

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“É sempre muito gratificante ver como todos - educadores e jovens - se engajam no Heróis em Ação, e este ano não foi diferente, com resultados muito positivos ao promover junto aos participantes as competências necessárias para o século XXI e ajudar a disseminar o sentimento de  pertencimento de todos os moradores no entorno”, destaca Taciana Begalli, coordenadora da Evoluir. 

Taciana conta que, tanto em Santaluz, onde o foco esteve no resgate da história da cidade e no patrimônio histórico e em práticas sustentáveis, como em Heliópolis, em São Paulo, com a abordagem de temas como o combate ao racismo e os anseios e perspectivas das juventudes periféricas, os alunos tiveram a oportunidade de exercitar a cooperação, a investigação e a criatividade. Com esses estímulos, eles também tiveram a oportunidade de promover causas e transformações significativas em suas localidades, se tornando protagonistas e heróis da sua realidade. “Em complemento, eles podem ainda atuar futuramente como multiplicadores, a partir dos aprendizados desenvolvidos neste ano, e manter essas iniciativas, além de propor novas intervenções”.

Na avaliação dos profissionais do Instituto Baccarelli, entidade social que recebeu o Heróis em Ação em Heliópolis, os resultados foram significativos. “Hoje a gente consegue ver a diferença desses alunos participantes desde o momento em que o projeto começou, em abril, para hoje, quando finalizou. Inclusive fizemos um processo de avaliação com esses jovens e eles mesmos reconhecem que passaram por mudanças”, ressalta a coordenadora social Fabiana Aparecida da Silva. “Eles foram amadurecendo e agora pensam no futuro de uma forma mais concreta. Claro que isso é uma junção de todos os nossos trabalhos, mas o Heróis em Ação teve um papel muito importante”, aponta a analista social Juliana Ribeiro Moreira.

Já Marcelo dos Santos conta que vivenciou o Heróis em Ação por dois pontos de vista - um como educador do Baccarelli e o outro como pai. “Já havia tido antes uma atuação social muito forte na comunidade, onde cheguei a liderar várias iniciativas, mas havia me afastado por conta dos compromissos com a paternidade. Essa ação reacendeu essa minha vontade de me envolver novamente, esse sentimento de colaborar, me integrar mais com a minha rua, meus vizinhos, trabalhar nos problemas que temos aqui, com a preocupação com o lixo e alagamentos”, afirma. 

Já a filha Dandara, que Santos destaca que vivia apenas no quarto e no celular, viu se converter em uma pessoa mais comunicativa, aberta, solidária, autônoma e responsável. “Alguém capaz de subir em um palanque e falar sobre temas desafiadores. O Heróis em Ação desempenhou um papel fundamental para mim esse ano, quero agradecer muito a todas as educadoras e aos elaboradores desse projeto, que foi maravilhoso para a minha vida e para a vida da minha filha”.

Ana Paula Freire, professora de contrabaixo do Instituto Baccarelli, também registra uma grande evolução com o projeto. “Apesar dos meus alunos fazerem aulas individuais, eu consegui ver sementinhas do projeto pelos corredores do instituto e até dentro da minha própria sala de aula”, recorda. “Na exposição de encerramento, conheci os trabalhos caprichados e super emocionantes desses heróis, cheios de vivências, consciência, sonhos e ação”, relata. “Parabenizo a todos os envolvidos no projeto, por mostrar que mudanças são possíveis, por regar sonhos para se tornarem realidade e permitir que todos possam vislumbrar um futuro digno, bonito e, acima de tudo, amoroso. Sei que o número de heróis só vai aumentar daqui para a frente”.

Elisandra de Andrade Silva, professora há 23 anos da escola CENOS-MCPM em Santaluz, diz que o Heróis em Ação ultrapassou suas expectativas. “Foi maravilhoso participar, porque veio com um formato diferente, um game com o objetivo de  proporcionar conhecimento, despertar o gosto pela leitura, a investigação do nosso território”, enumera. “E trouxe ainda uma troca de experiências entre os profissionais, alguns inclusive estavam um pouco desmotivados pelo comportamento dos alunos em sala de aula após a pandemia”.

Para a professora de Santaluz, o projeto trouxe estratégias simples, mas eficazes, utilizando igualmente o suporte da tecnologia para os encontros virtuais. “Houve ao mesmo tempo um olhar sensível para nosso espaço, nosso bairro, possibilitando relembrar e conhecer mais a nossa história em uma perspectiva humanitária e inovadora. É uma forma de ensinar e aprender  que fortalece os vínculos entre professores e alunos e nos motiva a seguir em frente com nossa missão de educar e formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade”, conclui Elisandra. 

Conheça as ações desenvolvidas pelos heróis participantes do projeto em 2022

Liga HFC

A liga HFC, de jovens de 14 a 18 anos, construiu o Projeto "É Sobre!", que tem como foco ações de intervenções pensando na saúde mental da juventude de Heliópolis. O grupo desenvolveu ações como oficinas de plano de carreira e a instalação de comedouros para cachorros de rua, levando em conta, o potencial terapêutico dos animais. Além disso, fez a produção de um vídeo de apresentação do território, com o intuito de romper com preconceitos e estereótipos atrelados ao que é a periferia. O vídeo mostra potencialidades e tem o olhar dos moradores, e não um olhar externo. 

Liga Tigres

A Liga Tigres de jovens moradores de Heliópolis e região e com idade entre 14 e 18 anos realizou uma pesquisa de campo e identificou o crescimento de casos de abuso infantil durante a pandemia. Com isso, decidiram se engajar no tema “Diga não ao abuso infantil” e se utilizaram de uma história em quadrinhos para retratarem a situação e sinalizarem maneiras de prevenir, perceber e denunciar os sinais de situações como essa. 

Liga Heróis do Helipa

A Liga Heróis do Helipa, de jovens de 14 a 18 anos, criou o  Projeto "Juventudes Periféricas", que nasceu a partir da análise e do diagnóstico das problemáticas do território, tendo como foco a juventude. As ações propostas foram as de realizar oficinas de combate ao bullying e às diversas formas de preconceito e o primeiro campeonato de jogos do território, visando um levantamento de potencialidades do território e a consolidação de equipes. Como produto de educomunicação, foi realizado um videocast com lideranças de Heliópolis, discutindo desafios e possibilidades que a juventude possui para transformar o território.

Liga Jovens Conscientes 

A Liga JC é composta por jovens moradores de Heliópolis e região. A partir de pesquisas realizadas localmente, o grupo identificou que o preconceito é algo presente no dia a dia da comunidade, sendo que vários dos adolescentes já sofreram e ainda convivem com ele. Sendo assim, a liga Jovens Conscientes fez o projeto “Diga não ao preconceito” e desenvolveu um vídeo que retrata suas histórias e origens roubadas, como forma de protesto.

Liga Os Vingadores

A liga, de jovens de 12 a 15 anos, da Escola Pedro do Vale Irmão, construiu os projetos “Nossa cidade tem história e memória” e “Educando com a horta (cores, aromas e sabores)”, que têm como focos ações de intervenções pensando na importância do resgate da história da cidade para a vida de estudantes e no valor e na relevância de uma alimentação saudável. Os projetos preveem ações como: mural de fotos, panfletos, maquetes da cidade, horta e a produção de dois vídeos, um sobre a importância da horta no ambiente escolar, divulgado nas redes sociais, e outro que é um documentário resgatando a história de Santaluz, que pode ser conferido aqui na exposição.

Liga da Justiça

A Liga da Justiça desenvolveu um projeto de horta na escola denominado “Sementinhas bem plantadas brotam e não param de crescer!”. O objetivo é conscientizar toda a comunidade escolar e envolvê-la na implantação e execução da horta escolar, e refletir sobre o meio ambiente a partir das práticas no âmbito da escola. Foram realizadas algumas ações como: oficinas de processos de semeadura, adubação e colheita, e um vídeo documentário sobre o tema.

Liga dos Heróis

A liga é composta por adolescentes da Escola Centro Educacional Nilton Oliveira Santos e criou o projeto “Resgatando a História do Casarão”, que estimulou a curiosidade dos estudantes e o conhecimento sobre períodos e monumentos da história local que, até então, eram desconhecidos por eles. As ações desenvolvidas no projeto foram: a elaboração de panfletos sobre fatos e curiosidades do local, um mural de fotos antigas e novas tiradas pelos jovens, e um vídeo documentário sobre a história do casarão.

Liga Jovens em Ação

Estudantes do Centro Educacional Nilton Oliveira Santos, da Liga Jovens em Ação, desenvolveram o projeto “Conscientização do descarte correto do lixo''. O objetivo principal do projeto é levar os alunos a refletirem sobre o destino correto do lixo, ressaltando a importância da reciclagem. Foram desenvolvidas ações educativas que influenciam a mudança de hábitos na comunidade e a produção de um vídeo educativo sobre reciclagem.

Alinhado aos Objetivos Sustentáveis da ONU

Assim como todos os projetos da Evoluir, o Heróis em Ação dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), um plano de ação para melhorar o mundo em 17 frentes até 2030. Contribui especialmente para o ODS 4, que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Com uma proposta transdisciplinar e sistêmica, extrapola a própria temática da educação, trabalhando conteúdos e projetos articulados com os demais ODS, tais como Erradicação da Pobreza (ODS 1), Saúde e Bem-estar (ODS 3), Redução das Desigualdades (ODS 10) e Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11).

Sobre o Heróis em Ação 

O projeto Heróis em Ação é realizado através de um jogo colaborativo, com o objetivo de capacitar educadores, transformar jovens/adolescentes participantes e valorizar seus territórios, cultura e identidade local. A missão de cada grupo é realizar uma mudança positiva onde os jogadores moram. Programa sociocultural aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, seu conteúdo está alinhado às habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular. O Heróis em Ação já foi realizado nas cidades de Jacareí (SP), Uberaba (MG), Taquari (RS), Itapetininga (SP), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), São Paulo (SP) e Santaluz (BA). 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e  torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Saiba mais: www.evoluir.com.br