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A transformação digital no ensino está além da tecnologia em sala de aula

Regina Silva, do Educacional, reflete sobre os desafios que instituições de ensino têm para preparar os alunos para um mundo em rápida transformação

Redação Publicado em 12/04/2023, às 06h00

Como é a sala de aula do futuro? - Divulgação/ Educacional
Como é a sala de aula do futuro? - Divulgação/ Educacional
A consolidação do ensino híbrido acelerou a necessidade de um processo de digitalização na educação e deu ao aluno maior flexibilidade de horários e formas de consumir o conteúdo. Porém, a resistência a esse modelo de ensino, assim como a dificuldade de instituições de adaptarem as suas estruturas para atendê-lo, também pode ser destacada como um dos maiores desafios na adaptação a essa modalidade.
A implantação de ferramentas tecnológicas demanda investimentos e atualizações constantes de profissionais, além da consolidação de seu uso. Diante desse cenário, Regina Silva, diretora pedagógica do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, área da Positivo Tecnologia para negócios de educação, lista os principais impactos dessa transformação digital no ensino brasileiro e explica por que ela vai além da adoção de tecnologia em sala de aula.

Mudanças na educação

A maior necessidade de atualização da infraestrutura tecnológica das instituições de ensino continua sendo voltada para o processo de ensino-aprendizagem, e, naturalmente, com tantos avanços, as soluções educacionais ganham cada vez mais espaço nas escolas, onde os próprios alunos estão cada vez mais digitais. Nesse contexto, o uso dessas soluções de forma integrada se tornam fundamentais para uma boa gestão, além de ferramentas que aumentam o engajamento dos estudantes e parte relevante dos planejamentos escolares.

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“A escola deve estar preparada para integrar tecnologia aos seus processos de ensino-aprendizagem, considerando que está formando os estudantes para interagirem em um mundo em acelerada evolução tecnológica”, afirma Regina. 

O que pode ser aprimorado

Na questão de aperfeiçoamento, é importante destacar a inclusão de novas plataformas educacionais e de gestão, abrindo possibilidades de mapeamento de dados de aprendizagem para detecção e oferta de feedbacks assertivos e rápidos.
“É imprescindível que cada instituição ou rede de ensino crie o seu ecossistema digital integrando todas essas soluções em um único ambiente, assegurando segurança de dados, facilidade de acesso e consolidação de relatórios. Dessa forma, será possível definir ações estratégicas a partir dos dados coletados e proporcionar aprimoramentos tanto na gestão quanto nos processos de ensino-aprendizagem”, aponta Regina. 
“Também é fundamental que o gestor escolar tenha em mente os objetivos pedagógicos em cada contexto para que a transformação digital tenha resultados significativos na comunidade escolar e de forma igualitária.”

Mudanças que já podem ser vistas

A transformação digital no ensino vai além das ferramentas e da mera implantação de tecnologias em sala de aula. A instituição deve pensar em uma estratégia que supere os déficits e consiga atrair a atenção dos estudantes. Nesse sentido, o ensino híbrido tem funcionado de forma eficiente.
Em algumas grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, já há um mapeamento de tecnologias educacionais para realizar a composição de um catálogo com aplicações certificadas, facilitando a seleção de recursos para a instalação, de acordo com os ideais de casa instituição. 
“Outro exemplo é a rede estadual de ensino do Paraná, que disponibiliza uma série de aplicações tecnológicas para professores e estudantes e se tornou referência em ações pedagógicas durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19”, lembra Regina. 

Os ganhos com a transformação digital

Um importante ganho que a transformação digital gerou para as escolas é a consolidação de uma cultura de inovação, que faz com o que o aluno se sinta engajado durante o processo de aprendizagem, facilitando o trabalho pedagógico e de gestão. Além disso, a transformação digital impacta todas as pessoas, independentemente da área de atuação.
“É essencial que todos estejam alinhados a essa nova realidade que orienta os processos de comunicação e as relações sociais e profissionais, com importantes reflexos na área educacional”, acrescenta a diretora pedagógica do Educacional. “Outro exemplo claro dos benefícios da transformação digital pode ser observado na forma como pessoas mais familiarizadas com a tecnologia se destacam em seus contextos profissionais.”
O Educacional oferece muitos elementos que contribuem para a evolução da transformação digital na educação, incluindo soluções na área de STEAM, Educação 4.0, robótica, pensamento matemático, alfabetização pelas Mesas Educacionais, tecnologias para inclusão de estudantes com necessidades especiais e plataformas adaptativas de aprendizagem, entre   outras opções. Todas essas ferramentas que atendem pilares importantes da transformação digital, como flexibilidade, adaptabilidade, integração de aplicações e segurança de dados.

Como engajar professores e alunos

Para a transformação ocorrer de fato é necessária uma mudança de cultura. Para Regina, só existe um jeito de despertar o interesse de educadores e educandos: proporcionar oportunidades criativas e inovadoras para que as tecnologias sejam implantadas da melhor forma, por meio de elementos de gamificação, projetos colaborativos de prototipagem e programação e em atividades de robótica, em que os alunos serão protagonistas.
Ao assumir esse papel de destaque, os alunos passam a contribuir para disseminar a “novidade” durante atividades didáticas. Dessa forma, alunos e professores percebem os benefícios e passam a atuar com maior autonomia.