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Com foco na sustentabilidade, escola reaproveita alimentos e inspira consciência social

Iniciativa busca conscientizar sobre desperdício e formar cidadãos desde a infância, promovendo sustentabilidade e o reaproveitamento de alimentos

Redação Publicado em 31/05/2025, às 06h00

O reaproveitamento total dos alimentos é uma forma de sustentabilidade - Divulgação
O reaproveitamento total dos alimentos é uma forma de sustentabilidade - Divulgação

Conscientizar sobre o desperdício de alimentos e promover uma formação cidadã desde a infância são os pilares do projeto “Fruto da Sustentabilidade”, desenvolvido por uma escola que há anos participa do Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade (EGG). A iniciativa, que une comunidade, estudantes e parceiros externos em prol do reaproveitamento total dos alimentos, vem colhendo resultados que vão muito além da cozinha. Nesta entrevista, a educadora Mylena Cavalcanti detalha como o projeto surgiu, os impactos na comunidade e por que ele é exemplo de uma educação que forma para a vida.

Qual foi a iniciativa premiada?

Mylena Cavalcanti: O projeto “Fruto da Sustentabilidade”, que visa o reaproveitamento total dos alimentos.

Por que fizeram este projeto?

Mylena Cavalcanti: Para buscar a conscientização sobre a importância da utilização total dos alimentos, com o objetivo de reduzir a desigualdade.

Como este projeto interfere na comunidade ao redor da escola?

Mylena Cavalcanti: Houve um bom relacionamento com a comunidade, com mulheres e com os responsáveis que se envolveram no projeto de forma atuante. Também formamos parcerias com o terceiro setor e com organizações sociais de outros municípios. Contamos, por exemplo, com o Ângu das Artes e a panificadora Flores do Cajueiro, do Instituto Dom de Deus.

Como pode ser exemplo para toda a sociedade?

Mylena Cavalcanti: É um exemplo de articulação, de autonomia dos estudantes e de relações importantes para a formação desde a infância, sempre visando o bem comum e a multiplicação de benefícios, onde todos podem cooperar.

O que acharam dos resultados?

Mylena Cavalcanti: Foi incrível. Temos alunos conscientes, que além de criarem receitas, promoveram cooperação e refletiram sobre a importância de reaproveitar e utilizar totalmente os alimentos, contribuindo para a redução da desigualdade social.

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Como souberam do Prêmio EGG?

Mylena Cavalcanti: Participamos e ganhamos o 1º lugar na edição de 2022 e soubemos da iniciativa por meio de uma indicação. Desde então, participamos todo ano e aplicamos a metodologia do prêmio.

Qual a importância de um prêmio como este?

Mylena Cavalcanti: A importância está na multiplicação de ações afirmativas, que vão muito além da nota. O foco é a formação integral de cidadãos conscientes e atuantes na sociedade.

Vão continuar com projetos assim?

Mylena Cavalcanti: Sim. Todos os anos elaboramos projetos com base nos 7 princípios do Prêmio EGG.

Quais os desafios?

Mylena Cavalcanti: O maior desafio é o tempo, considerando os componentes curriculares obrigatórios. Por isso, incluímos a disciplina de cidadania em nosso currículo, abrindo espaço semanal para o desenvolvimento dos projetos.

E os aprendizados?

Mylena Cavalcanti: Cooperação, estímulo, dedicação, articulação e escuta. Os alunos passaram a cooperar de forma sistêmica na escola, sempre motivando outros estudantes.

Qual sua mensagem para as escolas que ainda não se inscreveram no prêmio?

Mylena Cavalcanti: Vale muito a pena. A escola ganha bastante, não apenas o prêmio, mas principalmente pelo quanto os estudantes se desenvolvem.

E qual seu recado para os professores que já colocam isso tudo em prática mas não tinham valorização?

Mylena Cavalcanti: Todos queremos ser valorizados e reconhecidos pelo trabalho que fazemos. A plataforma, além de dar todo o suporte, reconhece e parabeniza essas ações, o que nos fortalece enquanto instituição de ensino.

Quem é Mylena Cavalcanti?

Mylena Cavalcanti possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (2020). Atualmente é gestora e fundadora do Instituto Dom de Deus e do Centro Educacional Inovação. Pós graduada em Gestão educacional, graduanda de letras português/espanhol. Possuí interesse em inovação educacional para o aprimoramento de novas ações educacionais através da gestão escolar e 3º setor.

Mylena Cavalcanti
Mylena Cavalcanti - Divulgação