Iniciativa busca conscientizar sobre desperdício e formar cidadãos desde a infância, promovendo sustentabilidade e o reaproveitamento de alimentos
Redação Publicado em 31/05/2025, às 06h00
Conscientizar sobre o desperdício de alimentos e promover uma formação cidadã desde a infância são os pilares do projeto “Fruto da Sustentabilidade”, desenvolvido por uma escola que há anos participa do Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade (EGG). A iniciativa, que une comunidade, estudantes e parceiros externos em prol do reaproveitamento total dos alimentos, vem colhendo resultados que vão muito além da cozinha. Nesta entrevista, a educadora Mylena Cavalcanti detalha como o projeto surgiu, os impactos na comunidade e por que ele é exemplo de uma educação que forma para a vida.
Qual foi a iniciativa premiada?
Mylena Cavalcanti: O projeto “Fruto da Sustentabilidade”, que visa o reaproveitamento total dos alimentos.
Por que fizeram este projeto?
Mylena Cavalcanti: Para buscar a conscientização sobre a importância da utilização total dos alimentos, com o objetivo de reduzir a desigualdade.
Como este projeto interfere na comunidade ao redor da escola?
Mylena Cavalcanti: Houve um bom relacionamento com a comunidade, com mulheres e com os responsáveis que se envolveram no projeto de forma atuante. Também formamos parcerias com o terceiro setor e com organizações sociais de outros municípios. Contamos, por exemplo, com o Ângu das Artes e a panificadora Flores do Cajueiro, do Instituto Dom de Deus.
Como pode ser exemplo para toda a sociedade?
Mylena Cavalcanti: É um exemplo de articulação, de autonomia dos estudantes e de relações importantes para a formação desde a infância, sempre visando o bem comum e a multiplicação de benefícios, onde todos podem cooperar.
O que acharam dos resultados?
Mylena Cavalcanti: Foi incrível. Temos alunos conscientes, que além de criarem receitas, promoveram cooperação e refletiram sobre a importância de reaproveitar e utilizar totalmente os alimentos, contribuindo para a redução da desigualdade social.
Como souberam do Prêmio EGG?
Mylena Cavalcanti: Participamos e ganhamos o 1º lugar na edição de 2022 e soubemos da iniciativa por meio de uma indicação. Desde então, participamos todo ano e aplicamos a metodologia do prêmio.
Qual a importância de um prêmio como este?
Mylena Cavalcanti: A importância está na multiplicação de ações afirmativas, que vão muito além da nota. O foco é a formação integral de cidadãos conscientes e atuantes na sociedade.
Vão continuar com projetos assim?
Mylena Cavalcanti: Sim. Todos os anos elaboramos projetos com base nos 7 princípios do Prêmio EGG.
Quais os desafios?
Mylena Cavalcanti: O maior desafio é o tempo, considerando os componentes curriculares obrigatórios. Por isso, incluímos a disciplina de cidadania em nosso currículo, abrindo espaço semanal para o desenvolvimento dos projetos.
E os aprendizados?
Mylena Cavalcanti: Cooperação, estímulo, dedicação, articulação e escuta. Os alunos passaram a cooperar de forma sistêmica na escola, sempre motivando outros estudantes.
Qual sua mensagem para as escolas que ainda não se inscreveram no prêmio?
Mylena Cavalcanti: Vale muito a pena. A escola ganha bastante, não apenas o prêmio, mas principalmente pelo quanto os estudantes se desenvolvem.
E qual seu recado para os professores que já colocam isso tudo em prática mas não tinham valorização?
Mylena Cavalcanti: Todos queremos ser valorizados e reconhecidos pelo trabalho que fazemos. A plataforma, além de dar todo o suporte, reconhece e parabeniza essas ações, o que nos fortalece enquanto instituição de ensino.
Quem é Mylena Cavalcanti?
Mylena Cavalcanti possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (2020). Atualmente é gestora e fundadora do Instituto Dom de Deus e do Centro Educacional Inovação. Pós graduada em Gestão educacional, graduanda de letras português/espanhol. Possuí interesse em inovação educacional para o aprimoramento de novas ações educacionais através da gestão escolar e 3º setor.