Mariana Kotscho
Busca
» AUTISMO

Grupo Conduzir promove treinamento para lidar com pessoas com TEA

A ação visa reforçar para terapeutas a importância de prevenir as crises de pessoas com TEA

Redação Publicado em 26/01/2023, às 06h00

As práticas inclusivas devem ser defendidas por todos
As práticas inclusivas devem ser defendidas por todos

As crises agressivas e de autoagressão em pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) são uma das preocupações de famílias e profissionais que cuidam desses indivíduos. Elas são comuns e podem acontecer em qualquer momento de suas vidas.

Neste mês, o Grupo Conduzir - clínica especializada e referência em intervenção comportamental de indivíduos com desenvolvimento atípico, principalmente aqueles que se encaixam no Transtorno do Espectro Autista (TEA) - vai promover um treinamento inédito no Brasil focado na prevenção e no manejo de crises. A ação contará com Seth Clark, BCBA (Behavior Analyst Certificarion Board) e gerente do Programa MCPP (Marcus Crisis Prevention Program), do instituto Marcus Autism Center, de Atlanta, Estados Unidos. O objetivo da clínica é trazer um profissional de referência internacional e com vasta experiência em manejo de crises agressivas, garantindo a maior e melhor qualificação aos terapeutas que atuam na clínica.

O treinamento será realizado para supervisores ABA do Grupo Conduzir, que estarão certificados como treinadores aptos a passar os conhecimentos para os demais terapeutas do Grupo, e até mesmo pais e responsáveis. O diferencial desse programa está na compreensão de que cada caso apresenta uma individualidade e, por isso, não há uma receita ou forma genérica de atuar nessa situação que pode ocorrer nos diferentes níveis de autismo e nas variadas faixas etárias. O programa de treinamento método define a prevenção das crises como objetivo principal, visando preservar a integridade física e psicológica do indivíduo, mas também aborda o manejo estratégico no caso de crises agressivas, de modo a proporcionar o menor dano à pessoa.

Julia Sargi, diretora técnica do Grupo Conduzir, ressalta a importância de um treinamento realizado por um profissional tão respeitado pelo mercado. “Todos os nossos profissionais já recebem treinamento para o manejo de crises agressivas, mas a experiência do Seth Clark vai agregar muito para toda equipe, e que será habilitada pelo programa em diferentes níveis, tornando o nosso time apto tanto para o manejo de prevenção quanto para o manejo da crise, para crianças e adultos.”

No Brasil os diagnósticos de TEA estão aumentando e ainda há poucos profissionais aptos para lidar adequadamente com a situação, tendo em vista a fundamentação na ciência ABA. A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é, comprovadamente, uma das abordagens mais eficazes para o desenvolvimento de indivíduos com autismo, uma vez que permite que o terapeuta possa conduzir a intervenção comportamental de forma mais natural, considerando a realidade de cada um. No caso das crises, a ABA permite que os profissionais atuem de forma preventiva, podendo evitar o seu desencadeamento e possíveis traumas decorrentes do manejo. Porém no país o número de profissionais e clínicas que possuem a certificação necessária para realizar a intervenção baseada nessa ciência ainda é baixo, representando uma preocupação para a categoria e, principalmente, para as pessoas que dependem desse serviço. 

A diretora do Grupo Conduzir explica ainda que, atualmente, os programas que habilitam profissionais são escassos dificultando a formação em ABA dos terapeutas brasileiros e, consequentemente, fazendo com que seja pouco explorado e difundido o conhecimento a respeito de prevenção e manejo de crises agressivas. Por isso, a presença de Seth Clark é muito aguardada pela equipe do Grupo Conduzir.

Veja também

Ficamos muito felizes pela oportunidade de nos aprofundar no tema das crises, pois é uma chance de proporcionar um atendimento mais assertivo e moldar uma equipe ainda mais resiliente, que atende à diversidade das pessoas, e, sobretudo, empática, características fundamentais nos serviços. Esperamos que a vinda do Seth abra as portas para a entrada de cada vez mais informações necessárias sobre TEA e, principalmente, sobre o manejo de crises, assegurando o melhor e mais completo atendimento para os nossos clientes”, ressaltou Julia.

O instituto Marcus Autism Center é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao diagnóstico e intervenção de crianças com autismo e distúrbios relacionados. O curso com Seth Clark vai durar quatro dias, entre 40 horas práticas e teóricas, e acontecerá no Rio de Janeiro.

SOBRE MARCUS AUTISM CENTER

Marcus Autism Center é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao diagnóstico e intervenção de crianças com autismo e distúrbios relacionados, tratando aproximadamente 5.000 crianças por ano. Marcus Autism Center oferece serviços e realiza pesquisas de ponta com apoio filantrópico e financiamento dos governos locais e estaduais. A equipe de profissionais pediátricos altamente treinados do Marcus Autism Center é apoiada por bolsas de pesquisa do National Institutes of Health (NIH) e de outras organizações, e se orgulha de ser um dos três NIH Autism Centers of Excellence. O Centro é uma subsidiária integral da Children's Healthcare of Atlanta e tem parceria com a Emory University School of Medicine.

SOBRE GRUPO CONDUZIR

O Grupo Conduzir é especializado em intervenção comportamental por meio da terapia ABA. As clínicas e seus profissionais auxiliam indivíduos com desenvolvimento atípico, sobretudo aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e trabalham habilidades como fala, interação social, repertório motor, entre outras. 

Presente em Campinas e Rio de Janeiro, o quadro de colaboradores do Grupo Conduzir é composto por uma equipe técnica altamente treinada e constantemente capacitada nas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Educação (Pedagogia e Psicopedagogia), que oferecem atendimento multidisciplinar e humanizado a todos os clientes e apoiam as famílias com orientações que as habilitam a dar continuidade ao trabalho, para além dos horários de terapia. São atendidos crianças (intervenção precoce), adolescentes e adultos, tanto nas clínicas quanto em seus ambientes naturais - como na escola e em suas casas, por exemplo.  

Mais informações em Grupo Conduzir