O cirurgião plástico Dr. Guilherme Vantine alerta para as principais consequências caso orientações médicas no verão não sejam seguidas
Redação Publicado em 29/01/2023, às 06h00
Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgias plásticas anualmente, 1,5 milhão, atrás apenas dos Estados Unidos. Para o cirurgião plástico Dr. Guilherme Vantine, o período de férias e temperaturas mais quentes resulta em uma procura redobrada durante o verão, porém, a estação demanda alguns cuidados extras a fim de preservar a saúde e evitar condições desagradáveis.
Trata-se de uma época em que os pacientes em condição pós-operatória precisam ter mais atenção, especialmente em relação a uma alimentação mais saudável, que evite alimentos hipercalóricos e gordurosos a fim de evitar a predisposição a um processo inflamatório. Uma hidratação redobrada também é importante para evitar quadros de desidratação e retenção de líquido”, orienta Dr. Guilherme.
O especialista ainda alerta para os cuidados em relação à exposição ao sol e aconselha o uso de filtro solar com fator de proteção no mínimo acima de cinquenta para aqueles que pretendem ou necessitam sair de casa. “Do contrário, a região operada, que já estará marcada por equimoses (arroxeados pós cirurgia), pode pigmentar e manchar a pele. Lembrando de sempre conversar com o médico responsável antes da realização ou retorno das atividades ao ar livre e do dia a dia.”
Entre as cirurgias mais realizadas durante o verão, Vantine destaca as intervenções voltadas para a remodelação de contorno corporal, como lipoaspiração, abdominoplastia e lipoabdominoplastia, além da lipoaspiração de alta definição e a lipoabdominoplastia de alta definição. As cirurgias mamárias também são mais realizadas durante a estação, como mamoplastia com prótese, mamoplastia de aumento e a mamoplastia redutora.
Diante desse cenário, Dr. Guilherme comenta que embora os períodos de férias sejam os mais procurados para a realização de cirurgias plásticas, não existe um momento ideal para quem está incomodado com alguma característica do corpo e deseja melhorar a aparência. “A única recomendação indispensável é o total comprometimento com as orientações médicas para que haja uma recuperação mais rápida e resultados mais eficientes.”
Inimigas do verão: hepatite e dengue podem ser vilãs nessa época do ano
Ar-condicionado e ventiladores potencializam riscos de doenças respiratórias no verão
Cuidados com as crianças no verão: entenda como prevenir problemas no ouvido
Final do ano requer atenção contra infecções nas festas, em praias e piscinas
Alerta: pedras nos rins e infecções urinárias têm maior incidência durante o verão