A startup vem inovando e impactando o ecossistema de neurodiversidade e promete impactar ainda mais com lançamento de projetos e ações
Redação Publicado em 04/05/2023, às 06h00
Pensando especificamente nas pessoas neurodivergentes, a aTip nasceu durante a 1ª edição do Autismo Tech, conhecido anteriormente como Challenge Autismo, um hackathon com foco em gerar impacto para a comunidade autista. Na época, a aTip tinha como posicionamento ser uma plataforma que acompanhava a evolução da criança autista, contudo, com o passar do tempo, o time fundador foi percebendo que a comunidade autista adulta é extremamente desassistida a nível de inclusão no mercado de trabalho.
Em 2023, a startup tem patrocinadores de peso como Globo, Thoughtworks, ClearSale, EY, Microsoft, iFood e outros nomes que ainda estão em negociação. ”Abril é um mês muito importante para nós, exatamente por ser o mês de conscientização do autismo e fazemos questão de realizarmos diversas ações para impactar nosso público”, comenta Caio Bogos, CEO da aTip. Com uma agenda movimentada, esse mês será lançado o Podcast aTípicidades, um podcast original aTip, que estará disponível em todas as plataformas digitais.
“É um grande passo para nós, vamos dar voz para a comunidade atípica e trazer cada vez mais parceiros para compartilharem suas experiências conosco”, comenta o CEO. Em abril, também terá o lançamento do aTip Learn, ambiente em que a comunidade encontrará uma série de conteúdos com acessibilidade e de forma exclusiva para a comunidade neuroaTípica. “Focamos em trazer assuntos como tecnologia, inovação, empregabilidade, entre outros. E é importante reforçar que serão totalmente gratuitos”, conta Caio Bogos sobre a temática dos cursos.
Atualmente a empresa conta com um portfólio de soluções de inclusão, a fim de auxiliar as empresas em seus processos. Em 2022 foram mais de 600 bolsas de estudo distribuídas, mais de 30h de conteúdo para empresas parceiras e 25 mil prêmios distribuídos no Autismo Tech. “Para as próximas edições e projetos seguiremos promovendo as relações entre a comunidade neuroatípica e as empresas da maneira mais assertiva possível, promovendo a inclusão verdadeira de pessoas autistas nos ambientes corporativos”, conclui Caio Bogos.
A aTip é uma startup com foco em conectar a comunidade neuroaTípica com o mercado de trabalho. Unindo uma metodologia científica e a tecnologia, desenvolvendo soluções tanto para empresas quanto para “aTípicos”, através de eventos e hackatons consegue conectar a pessoa neuroaTípica com as principais empresas do mercado.
Mês de Conscientização Mundial sobre o Autismo: entenda a importância do tratamento pediátrico
A importância do doar para acender a bandeira da inclusão
A neurociência no aprendizado
Eventos com acessibilidade
Inclusão: os censos ainda não trazem dados o suficiente sobre diversidade intelectual