Projeto realizado pela instituição GAS Insper busca abordar temas geopolíticos atuais que cercam o cenário nacional e internacional
Redação* Publicado em 22/05/2024, às 19h22
Com objetivo de promover a democratização do acesso a temas atuais do Brasil e do mundo a alunos de escolas públicas, o grupo de ações sociais GAS, organizado por estudantes de 18 a 22 anos da Faculdade Insper, criou o projeto “Mundo Insper”.
Durante o projeto, os alunos das escolas parceiras participaram de aulas e atividades com foco em Relações Internacionais, que tem como objetivos informar, instigar e fomentar questionamentos e debates, além de buscar promover um desenvolvimento interpessoal e profissional entre os participantes. As aulas aconteceram nas escolas estaduais Oswaldo Aranha e Fabiano Lozano, localizadas no Brooklyn Paulista e Vila Mariana.
Os encontros, que foram feitos sob tutela dos estudantes do Insper, abordaram temas como aquecimento global, conflito entre Israel e Hamas, a influência dos Estados Unidos sobre o contexto político e econômico mundial e a demarcação de territórios indígenas no Brasil.
Como trabalho principal, os alunos participantes da ação social promovem uma Simulação da ONU, na qual têm a chance de aplicar os temas e conhecimentos adquiridos durante o período de aulas.
Ao todo já foram feitas 13 simulações e cerca de 400 estudantes já foram beneficiados pelo projeto. Além da colaboração de voluntários e participantes da faculdade, o “Mundo Insper” conta também com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e do jornal Joca.
*Sobre o MUNDO INSPER
O Mundo Insper organiza aulas eletivas sobre diferentes temáticas, com o foco em Relações Internacionais, para alunos de escolas públicas, tutelada pelos próprios alunos do Insper. Essas aulas abordam temas da atualidade, com o objetivo instigar o conhecimento de alunos da rede pública.
Desvendando o ESG: Integração e impacto para a sustentabilidade organizacional
União e parcerias como aliadas no fortalecimento da educação antirracista
Professora de redação dá dicas de como se sair bem nos vestibulares do meio do ano
O impacto da abordagem steam na mudança da reforma do ensino médio
Futuro da educação: crianças e jovens podem aprender apenas com inteligência artificial