18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Redação Publicado em 18/05/2023, às 06h00
O Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica que há mais de 40 anos atua na integração e inclusão de adolescentes e jovens em vulnerabilidade no mundo do trabalho, se une à campanha Faça Bonito -- Proteja nossas crianças e adolescentes durante todo o mês de maio com ações, palestras e atividades de conscientização para seus mais de 14 mil jovens aprendizes espalhados pelo Brasil, com idades entre 14 e 23 anos, abordando o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Para as turmas presenciais, as assistentes sociais promoverão conversas, ações e atividades com os jovens aprendizes para falar sobre o tema, esclarecer dúvidas e reforçar a importância e o papel de cidadão de cada um deles neste combate. Cada assistente terá autonomia para planejar as ações que considerar mais eficazes. Os mais de 300 alunos que fazem suas aulas em ensino a distância também participarão de ações e atividades online sobre o 18 de maio.
Segundo o Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, lançado pela UNICEF e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em 2021, 180 mil crianças e jovens, de 0 a 19 anos, sofreram violência sexual no Brasil.
“A formação para o mundo do trabalho deve estar aliada com a formação de um cidadão consciente de seus deveres e direitos dentro da sociedade”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.
O Espro (Ensino Social Profissionalizante) atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, a entidade cumpre cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.
O objetivo principal do Espro é permitir aos jovens do Brasil desenvolver seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.
Em 44 anos de existência, a entidade, que atua em âmbito nacional, encaminhou 521 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou 1,1 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.
Abuso sexual infantil: temos que falar sobre isso
Pensão alimentícia e o direito das crianças e adolescentes no Brasil
ONG em São Paulo lança campanha para levar capacitação para mais de 200 mulheres em condições de vulnerabilidade
Prefeitura DE SP sanciona lei que coÍbe nomeação de condenados pela Lei Maria da Penha
Dia Universal dos Direitos da Criança: entenda de que forma a Lei protege os mais jovens