Clínica Arte Psico é a primeira do ABCDM a oferecer clínica exclusiva para adolescentes com foco no trabalho e esporte

Agora adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm um novo espaço focado em análise do comportamento aplicada, mercado de trabalho e esporte

Redação Publicado em 20/01/2023, às 06h00

Projeto busca proporcionar inclusão em diversas esferas - Foto: Divulgação

A Clínica Interdisciplinar ARTE PSICO inaugurou no dia 1 de dezembro sua segunda
unidade, mas agora direcionada para o tratamento de adolescentes e com foco no mercado de trabalho, vida cotidiana e esportes. “Criamos uma casa simulada, no qual vamos recebê-los e trabalhar a análise do comportamento aplicada (ABA) focada em um currículo funcional para este grupo”, explica Thainara Morales, diretora da Clínica.

Morales desenvolveu todo o projeto baseado na própria necessidade de seus clientes.
“Nossas crianças estavam crescendo e o ambiente da clínica estava infantilizado para
esses adolescentes. Foi quando eu comecei a estudar sobre centros de análise do
comportamento aplicada (ABA) dos Estados Unidos (Asssert e Neec) e resolvemos
implementar uma proposta similar aqui no Brasil”, conta. A diretora ainda reforça que a ABA focada em um currículo permite que se trabalhe comportamentos específicos como as habilidades sociais, pedagógico, lazer e mercado de trabalho. “E o mais importante, queremos unir atividades físicas e esportes como judô , boxe , vôlei e futebol”, diz.

Para este trabalho específico, a segunda unidade da clínica conta quartos, lavanderias,
cozinha (simuladas), sala de games, quadras e academia. “Além de um food truck que será gerenciado pelos próprios pacientes”, explica Morales. O local contará com Pedagogo, Educador físico, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, Músico, Psicólogo e Professores de oficinas como de maquiagem, design, por exemplo. Todo o projeto é supervisionado pela doutora em Análise do comportamento aplicada (ABA), Adriana Regina Rubio.


O período e frequência dos adolescentes no espaço será avaliado pelo corpo técnico.
“Vamos trabalhar com várias propostas de acordo com o perfil do paciente e pode variar de 15 a 40 horas semanais”. No espaço ainda haverá oficinas voltadas ao mercado de trabalho que podem receber adultos com o transtorno do espectro autista até 25 anos.

 

Veja também 

 


Casa simulada

A segunda unidade da Clínica ARTE PSICO é toda instagramável e pensada para o público jovem. Na casa simulada os pais não aguardam na recepção como na clínica de
atendimento infantil. São diversos ambientes. No espaço terá salas de grupos e para atendimento individuais. A casa conta com cozinha, quarto e lavanderia completos para simulação de atividades diárias. “Os adolescentes podem trazer suas roupas para lavar e passar aqui com nossa supervisão”, explica Morales.


Além disso, a clínica conta com uma sala de aula simulada e espaço para estudos em
grupo. Também terá um espaço para oficinas focadas no mercado de trabalho como
Panificação, Gastronomia, Artes, Música, Atendimento ao cliente, Almoxarife, Cuidador e Passeador de animais. Outras novidades são: um espaço exclusivo para Skin Care e esmalteria que ensinará aos jovens cuidados diários e uma sala funcional de academia e esportes, que oferecerá aulas como judô e boxe.


A casa ainda conta com uma pequena quadra externa para a prática de esportes e um foodtruck que deverá ser gerenciado pelos próprios pacientes, com supervisão dos terapeutas.

 

Sobre a ARTE PSICO

A ARTE PSICO é uma clínica interdisciplinar especializada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) focada em Intervenção Comportamental Intensiva (ICI), Pesquisa, Saúde e Educação. Com sede em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, o local já atendeu mais de 800 crianças de 0 a 16 anos.


A clínica promove um trabalho interdisciplinar entre profissionais das áreas de Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Psicomotricidade, Fisioterapia, Equoterapia e Neuropsicologia.


A fundadora da ARTE PSICO é Thainara Morales, pedagoga, pós-graduada em
psicopedagogia clínica e institucional, pós-graduada em análise do comportamento
aplicada, com MBA em gestão de pessoas, liderança e psicologia positiva e doutoranda em neurociências.


Site: https://www.artepsico.com.br/
Instagram: @arte.psico
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCutI08cSWUqz49oHO28Dy8Q

tratamento trabalho adolescentes artepsico esportes

Leia mais

Acessibilidade digital e a relevância de promover autonomia


Letramento racial: ações necessárias para construir uma escola antirracista


Os direitos das crianças e adolescentes com necessidades especiais


Acessibilidade é garantida por Lei para as pessoas com deficiência na sociedade


Campanha AACD Teleton completa 25 anos