Mariana Kotscho
Busca
» FILANTROPIA

Instituto Iguá adota abordagem setorial e se torna o Instituto Yarandu

Novo nome Yarandu traz posicionamento da instituição para o acesso confiável à água, preservação dos recursos hídricos e a importância do saneamento básico

Redação Publicado em 22/10/2024, às 06h00

Mariana Paál Martinato assume como novo diretora-presidente do Instituto Yarandu
Mariana Paál Martinato assume como novo diretora-presidente do Instituto Yarandu

O Instituto Iguá, conhecido por suas contribuições significativas para a universalização do saneamento no Brasil, anunciou a mudança de nome para Instituto Yarandu. O nome traz o conceito Y Arandu, combinando "Y", que significa "água" em guarani, com "Arandu", que se traduz como "sabedoria" ou "conhecimento". Este nome pode ser interpretado como "A Sabedoria da Água" ou "Conhecimento sobre Água", destacando a importância do entendimento profundo e do respeito pelos recursos hídricos.
A alteração de nome vem para reforçar o compromisso setorial da instituição com a promoção da sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos, refletindo a natureza cíclica e vital da água no planeta, especialmente com foco em pessoas e regiões em situações de vulnerabilidade.


“O Instituto agradece a Iguá Saneamento e seus colaboradores por todo o apoio nos últimos 5 anos. Além da Iguá, o Instituto também buscará, a partir de agora, novos parceiros no setor de saneamento e em outros setores, instituições com olhar para setor de água, saúde, tecnologias na área de adaptação às mudanças climáticas, tal como ocorreu na parceria com a Energisa no Acre e na parceria com a IBM no nosso Fundo Filantrópico IPU”, diz Fernanda Camargo, Presidente do Conselho do Instituto.


Com a mudança de nome, assume também a nova diretora-presidente, Mariana Paál Martinato. Com vasta experiência, Mariana tem formação em Administração, Sustentabilidade, Responsabilidade Corporativa e Mediação de Conflitos. Desde 2007 atua em organizações não governamentais e empresas privadas de renome, como CPFL Energia, Fundação Victor Civita, Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Artemisia e outras iniciativas e projetos ligados à ESG, sustentabilidade, educação, meio ambiente e empreendedorismo social.

Veja também


“Assumir a liderança do Instituto neste momento de tantas novidades é uma responsabilidade que abraço com entusiasmo. A água é um recurso vital que passa por um constante processo de renovação, assim como nossa missão de promover as melhores práticas e a preservação dos recursos hídricos. Estou comprometida em continuar o legado do Instituto Iguá, ampliando nosso impacto positivo e trabalhando para garantir um futuro mais sustentável para todas as pessoas”, celebra.


O Instituto Yarandu continuará a realizar parcerias e liderar iniciativas inovadoras e impactantes que promovem a conservação e o uso eficiente da água e o acesso ao saneamento, buscando impactar positivamente a vidas de pessoas de todo o país. Entre suas ações estão programas junto à iniciativa privada para facilitar o acesso à água tratada e ao saneamento em comunidades vulneráveis, o desenvolvimento de soluções para desafios de água e saneamento e a realização de programas educativos sobre sustentabilidade e o ciclo da água.