Mariana Kotscho
Busca
» TABAGISMO

Dia Nacional de Combate ao Fumo reforça ações de sensibilização contra o tabaco

O pneumologista Dr. Flávio Arbex alerta para as doenças resultantes do vício do tabaco

Redação Publicado em 29/08/2023, às 06h00

O cigarro causa diversas doenças
O cigarro causa diversas doenças

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram o tabagismo como principal causa de morte evitável no mundo. Diante desse cenário, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado anualmente em 29 de agosto, tem o objetivo de reforçar ações de sensibilização contra o tabaco. Segundo o pneumologista Dr. Flávio Arbex, os cigarros estão diretamente ligados ao câncer de pulmão, além de serem comumente responsáveis por tumores de bexiga, próstata, intestino e boca.

Arbex também alerta para a ocorrência de doença coronariana, arterial periférica, e especialmente o aumento do risco de infarto, como alguns dos problemas que também resultam do fumo. “Lembrando que embora os fumantes tenham 20 vezes mais chance de receber um diagnóstico preocupante, os indivíduos que não fumam, mas que convivem com tabagistas, estão frequentemente expostos à fumaça do cigarro, o que também gera um fator de risco aumentado”.

Veja também

Doenças respiratórias, enfisema e predisposição a infecções de maneira geral também são riscos que os fumantes correm de forma consideravelmente elevada, especialmente quando comparados com indivíduos não fumantes. “Dessa forma, abandonar o vício traz incontáveis benefícios não apenas para quem deixou de fumar, mas para todos que fazem parte do seu convívio”, diz Dr. Flávio.

Outro alerta feito pelo pneumologista é que o tabagismo é considerado uma doença, portanto, seu tratamento deve sempre ser realizado por profissionais especializados. “Muitas vezes, a solução psicoterápica pode ainda não ser suficiente, fazendo com que alguns pacientes necessitam de medicação por prescrição. A diretriz mais utilizada é a reposição de nicotina, por adesivo transdérmico ou goma de mascar, e o cloridrato de bupropiona”.