Mariana Kotscho
Busca
» EDUCAÇÃO

Escolas da rede pública e privada de todo país já podem se inscrever para o Bebras Brasil

Evento internacional irá reunir milhares de estudantes da rede pública e privada que participarão do Desafio de Pensamento Computacional

Redação* Publicado em 24/08/2023, às 06h00

Estudantes participam em São Paulo de um evento educacional
Estudantes participam em São Paulo de um evento educacional
Imagine testar seu conhecimento respondendo questões de lógica, pensamento algorítmico e reconhecimento de padrões, de maneira divertida? É o que propõe o Bebras Brasil - Desafio Internacional de Pensamento Computacional, que está com inscrições abertas até o dia 01 de novembro. A prova reúne questões sobre o uso de habilidades essenciais para o mundo contemporâneo na resolução de situações problema de diferentes níveis, a partir do Pensamento Computacional.
Para levar esse conteúdo aos estudantes da rede pública e privada de ensino, 
as provas serão aplicadas no Brasil entre os dias 06 e 10 de novembro, pelos mesmos organizadores do Concurso Internacional Canguru de Matemática: a UpMat Educacional, instituição que atua na educação básica a partir de conteúdos de Matemática, Pensamento Computacional e Raciocínio Lógico.
De acordo com Cristina Diaz, Diretora da UpMat Educacional, o desafio tem o intuito de levar conteúdos computacionais para crianças e jovens. “O objetivo é democratizar o Pensamento Computacional e levar para as Escolas brasileiras uma iniciativa que é divertida, inovadora e acessível, mas que ao mesmo tempo trabalha conteúdos tão relevantes e importantes para os dias atuais”, afirma a especialista.

Veja também:

A partir deste panorama, as provas possuem 6 níveis, onde são apresentadas 12 questões de múltipla escolha, com abordagens específicas do Pensamento Computacional. A Diretora explica que as perguntas tratam de vários temas ligados ao PC.
“O Desafio Bebras Brasil trabalha habilidades de base como abstração, pensamento algorítmico, decomposição, avaliação e reconhecimento de padrões. Isso significa que por meio dessa iniciativa estamos engajando e convidando os estudantes a interagir com conteúdos que estão na base dessa digitalização e que, uma vez compreendidos, fazem com que possamos usar, criar, inventar e inovar sobre aquilo que já existe”, completa.
A diretora discorre ainda sobre a importância e os efeitos que são gerados para as escolas a partir de eventos como esse. “Os desafios propõem formas alternativas de aprendizado além da sala de aula tradicional. Isso explora profundamente a compreensão e retenção de conceitos, ampliando a motivação, resiliência e autoconfiança dos alunos. Assim, além de trabalhar conteúdos específicos de cada área, o Bebras Brasil também trabalha aspectos socioemocionais, atuando como catalisador de um novo ciclo de melhoria e aprimoramento em toda a escola”, completa.
Podem participar do Desafio alunos a partir do 3º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio em computação para realização da prova.
Segundo Cristina, a acessibilidade é um dos grandes diferenciais do desafio, tanto do ponto de vista dos conteúdos quanto da aplicação da prova em si. “A ideia é que os estudantes deixem sua curiosidade, raciocínio lógico e estratégias de solução de problemas guiarem suas ações durante as provas. Com isso, ao longo do desafio eles poderão se divertir e perceber como as habilidades do Pensamento Computacional estão em todos os lugares”, afirma.
A aplicação das provas fica à critério da coordenação de cada escola, podendo ser realizada presencialmente ou não, já que não é necessário o uso de equipamentos ou materiais concretos para resolução do Desafio. Todos os participantes receberão premiações digitais e certificados de participação. Além disso, os 10% de estudantes mais bem colocados em território nacional também serão premiados em uma das categorias: Ouro, Prata, Bronze e Honra ao Mérito. 
As inscrições para participação do Desafio devem ser feitas pelas escolas de Educação Básica. Para as instituições que desejarem se preparar para a prova, a UpMat Educacional disponibiliza o Bebras Experience, plataforma de capacitação docente voltada para o Pensamento Computacional, que traz trilhas para democratizar o ensino da Computação nas escolas.

Sobre a UpMat Educacional

A UpMat Educacional é uma empresa que atua na Educação Básica a partir de conteúdos em Matemática, Computação, Pensamento Computacional, raciocínio lógico e estratégias de solução de problemas. Com acesso ao que há de mais moderno na Educação Matemática e Computacional do mundo, a companhia ajuda a melhorar a performance de crianças e de jovens de um jeito divertido, diferente e desafiador. Os conteúdos que chegam a centenas de milhares de alunos e de escolas são estruturados em duas iniciativas, sendo elas: Canguru de Matemática Brasil e Desafio Bebras. Além disso, a UpMat faz parte de associações internacionais - Associação Kangourou sans Frontière (França) e Associação Bebras (Lituânia).