O educador financeiro Thiago Godoy comenta sobre como conversar com as crianças desde cedo sobre dinheiro
Thiago Godoy* Publicado em 08/09/2022, às 06h00
Há um pouco mais de um ano me tornei Pai. Para além de todos os clichês - que são verdadeiros e maravilhosos - sinto que quando nasce um Pai, nasce um Educador. E mais do que a responsabilidade de educar a minha pequena filha, passei a me “educar” mais também. Meus hábitos, minhas ações e atitudes acabam se tornando exemplos que ela vai carregar.
Educar não é dizer o que os nossos filhos precisam fazer, mas mostrar por meio do exemplo o que é importante ser feito.
Como trabalho com educação financeira há uma década, tenho cada vez mais me conectado à educação financeira de crianças. Quero contribuir para que cada família brasileira possa falar abertamente de dinheiro - de forma saudável, leve e natural.
Mas esse assunto ainda é um grande tabu - e eu sei que você tem dificuldade em lidar com isso. Também sei que mesmo ações mais simples como organizar uma mesada e ensinar a usar o cofrinho vão dar um certo trabalho. As questões mais complexas então - como montar uma carteira de investimentos para eles – ainda podem estar muito distantes da sua realidade.
Por isso, nesse texto eu quero te convencer que:
lidar com o assunto dinheiro é mais fácil do que você pensa.
se educar financeiramente é o primeiro passo para que seus filhos tenham uma vida financeira saudável no futuro.
as escolhas que temos no presente determinam como será o nosso futuro – ou seja, os seus sonhos dependem das escolhas que você faz hoje.
Nos anos 1960, o psicólogo Walter Mischel realizou um experimento para medir o grau de autocontrole de um grupo de crianças. O teste era bem simples, cada criança era levada individualmente para uma sala e ficava sentada em uma cadeira e diante de uma mesa. Sobre a mesa era colocado o doce preferido dela. Depois, o adulto deixava a criança sozinha na sala com a seguinte instrução: ela poderia comer o doce quando quisesse, mas se ela conseguisse esperar o adulto retornar à sala sem comer, ganharia um segundo doce.
Bom, e o que acontece? Algumas crianças começam a comer o doce antes mesmo do adulto fechar a porta. Algumas outras conseguem se controlar — às vezes com um grande esforço.
A questão principal desse experimento é entender o autocontrole e seus benefícios. As crianças sabiam que poderiam usufruir de um benefício caso se controlassem: elas teriam doce em dobro se soubessem esperar.
Esse teste ficou muito famoso, pois Walter acompanhou a vida dos participantes por décadas e conseguiu provar que as crianças que agiram com autocontrole durante o experimento tiveram na média resultados melhores na escola e no trabalho - e até maior qualidade de vida em seus relacionamentos.
Na prática, o autocontrole aparentemente foi determinante na hora desses futuros adultos tomarem decisões, o que as fez renunciar a um prazer imediato para obter uma vantagem maior no futuro.
Papais e mamães: saibam que entre os 4 e os 12 anos de idade a criança está formando seu equipamento mental das chamadas “escolhas intertemporais” - a capacidade de esperar o amanhã para algum benefício, ao invés de privilegiar o prazer instantâneo.
Educar os seus filhos a lidarem bem com o dinheiro é mais importante que o patrimônio financeiro que você poderá deixar.
Como diz Robert Kiyosaki, autor do livro “Pai Rico, Pai Pobre” - maior bestseller de finanças de todos os tempos: "A inteligência resolve problemas e produz dinheiro, mas sem inteligência financeira o dinheiro se perde rapidamente".
As crianças são mais conscientes do que você imagina.
Nossa relação com o dinheiro é pautada por crenças. Nos primeiros 7 anos de vida passamos pela “Socialização Econômica” e absorvemos uma grande parte das nossas crenças financeiras. Mesmo que você nunca converse diretamente sobre dinheiro com os seus filhos, eles formarão suas percepções sobre o que é dinheiro.
Um estudo realizado em 2014 pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos EUA, mostrou que as crianças estão prestando atenção nas conversas e hábitos financeiros, mesmo quando os adultos pensam que não estão.
Se você não estiver conversando com seus filhos sobre dinheiro, eles tirarão suas próprias conclusões, mesmo que equivocadas.
O exemplo arrasta.
Como já mencionei, conversar de forma leve e positiva sobre dinheiro com as crianças é essencial, mas de nada adianta se seus comportamentos não combinam com o que você fala. Se você não se organiza, vive com problemas e briga com seu cônjuge sobre grana, a criança vai absorver.
Você pode falar o quanto quiser, ela não vai fazer o que você diz se você também não faz.
Essa é uma dúvida recorrente e a resposta é simples: quanto mais cedo melhor. Uma criança de 3 anos já entende que o dinheiro vem como fruto do trabalho. Também sabe que é necessário cuidar das coisas, como dos seus brinquedos. Uma criança de 5 anos consegue diferenciar valores e entende que no mercado quando se dá mais dinheiro para o caixa recebemos de volta o troco. Nessa idade já podemos ensinar a criança a fazer escolhas. Aos 8 anos ela já possui conhecimento matemático para fazer contas de adição e subtração - e consegue até entender uma planilha básica.
Falar confortavelmente sobre dinheiro precisa acontecer de forma rotineira. Os assuntos financeiros surgem a todo momento - aproveite e fale abertamente sobre economizar para as férias, trocar de carro ou planejar a faculdade.
Inclua seus filhos nas decisões básicas. No supermercado podem ver o que está em promoção antes de decidir o que comprar e definir um orçamento limite antes de sair. Você pode pedir que a criança ajude a família a cumprir o orçamento.
Uma das maneiras mais comuns de apresentar às crianças a ideia de gastos responsáveis é dando uma mesada. O quanto você dá depende de você - qualquer valor pode ser uma ótima maneira de ensinar o básico sobre dinheiro para as crianças. Evite dar um valor muito alto, mesmo que sua renda permita. A ideia principal é educar os seus filhos a saberem esperar, poupar, fazer escolhas. Para isso é importante que ela demore um tempo para comprar algum brinquedo, por exemplo.
A próxima coisa a se pensar quando se trata de mesada é como eles vão gastar o dinheiro. É aqui que você pode começar a introduzir noções sobre orçamento, economia, e controle de impulsos, por exemplo.
Converse com seus filhos sobre o que eles gostariam de fazer com o dinheiro. Um filme no cinema, um brinquedo e uma viagem para um parque de diversões podem ser sonhos de curto (algumas semanas), médio (alguns meses) e longo prazo (até cerca de 1 ano). Importante ressaltar que os prazos para uma criança são diferentes de um adulto.
No final das contas, uma das partes mais difíceis de ensinar as crianças sobre dinheiro é que elas inevitavelmente vão cometer erros, e esses erros de julgamento resultam em perdas financeiras reais e tangíveis. No entanto, é importante dar às crianças espaço para testar certos comportamentos e aprender com as consequências.
*Thiago Godoy é educador financeiro da Rico Investimentos.