Mariana Kotscho
Busca
» EJA

Colégio Santa Cruz: inscrições abertas para cursos noturnos gratuitos

Os cursos noturnos gratuitos do Colégio Santa Cruz, em São Paulo, incluem EJA e cursos técnicos. Inscrições até dia 31

Mariana Kotscho* Publicado em 20/01/2025, às 06h00

Santa Cruz: cursos noturnos para adultas com vagas abertas - Foto: divulgação Colégio Santa Cruz
Santa Cruz: cursos noturnos para adultas com vagas abertas - Foto: divulgação Colégio Santa Cruz

Estão abertas até dia 31 de janeiro as inscrições para os Cursos Noturnos para o ano de 2025 do Colégio Santa Cruz, um dos mais tradicionais de São Paulo.

A partir deste ano, os cursos serão anuais (e não mais semestrais) e, assim, o ingresso de estudantes ocorrerá apenas uma vez no ano.


As inscrições estão disponíveis para as seguintes modalidades

  • Educação de Jovens e Adultos (EJA): da alfabetização inicial ao Ensino Médio, com o objetivo de propiciar o acesso à educação a quem não pôde frequentar a escola na idade regular.
  • Educação Profissional (Curso Técnico em Administração e Logística): capacitação para o mundo do trabalho para quem já concluiu o Ensino Médio ou está cursando a terceira série em 2024.


Os cursos são totalmente gratuitos, com subsídio ao transporte e à alimentação dos alunos. As aulas são presenciais, de segunda a sexta, das 19h15 às 22h15, e terão início em 28 de janeiro. As inscrições devem ser feitas na secretaria dos Cursos Noturnos do colégio, de segunda a sexta, das 14h às 20h.


Mais informações também podem ser obtidas nos contatos abaixo

Sobre EJA Colégio Santa Cruz

O Colégio Santa Cruz completou em 2024 meio século de dedicação à Educação de Jovens e Adultos (EJA), um programa que ultrapassou desafios e transformou inúmeras vidas ao longo do tempo.

Veja também

Em 1974, em um Brasil onde quase 24% da população enfrentava o analfabetismo, o Santa Cruz abraçou uma missão transformadora. Abrindo suas portas, ofereceu gratuitamente a oportunidade de aprender a ler e escrever para homens e mulheres que não puderam frequentar a escola na idade regular por falta de chance.

Adaptações ao longo do tempo

Atualmente, de acordo com dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados em maio de 2024 pelo IBGE, pouco mais de 11 milhões de pessoas com 15 anos ou mais no Brasil não sabem ler nem escrever.

Passados 50 anos desde a primeira turma da Educação de Jovens e Adultos, o Colégio Santa Cruz continua firme em seu compromisso de atender às necessidades educacionais daqueles que buscam uma oportunidade de voltar a estudar. Além da mensalidade, a instituição subsidia transporte e lanche para os alunos da EJA, reconhecendo as mudanças no perfil desses estudantes ao longo dos anos. Nos últimos anos, foi ocorrendo um processo de redução de oferta de vagas na Educação de Jovens e Adultos em São Paulo, o que fez com que a atuação do Santa Cruz se tornasse ainda mais relevante para a comunidade.

Durante esses 50 anos, passaram pelo Colégio 13.193 alunos, sendo cerca de 600 por semestre, diferentemente da realidade das outras instituições de ensino. De acordo com o Censo Escolar de 2023, apenas 300 escolas no país têm 600 estudantes ou mais matriculados na EJA.

A formatura e o início de uma nova vida. No início deste ano, o Colégio testemunhou mais um capítulo especial na sua história: a formatura de uma nova turma da EJA. De 1974 até hoje, foram cerca de 6 mil alunos concluindo os estudos nesta modalidade. Entre eles, destaca-se a comovente jornada da costureira Rosilda Soares da Cruz Lucchesi. “Meu maior sonho é ser uma mulher formada. Entrei no Santa Cruz em 31 de janeiro de 2018, porque eu sempre pensei que um dia eu ia aprender a ler”, conta emocionada.