Psicóloga Marcelle Alfinito elenca produções que podem ajudar a ensinar sobre o tema da saúde mental
Redação Publicado em 04/11/2024, às 11h00 - Atualizado às 13h24
Falar sobre saúde mental com os filhos é essencial para o desenvolvimento emocional e psicológico saudável. Segundo a psicóloga Marcelle Alfinito, especialista em psicanálise e psiquiatria para crianças e adolescentes, abrir esse diálogo desde cedo ajuda as crianças a compreenderem e expressarem suas emoções de maneira saudável, desenvolvendo resiliência e empatia.
“Ao abordar questões de saúde mental em casa, os pais criam um ambiente de apoio e confiança, permitindo que os filhos se sintam seguros para compartilhar suas preocupações e desafios. Isso não só fortalece os laços familiares, mas também prepara as crianças para lidar com as adversidades da vida, promovendo bem-estar emocional e mental a longo prazo” explica Marcelle Alfinito.
Muitos filmes infantis abordam questões emocionais e de saúde mental de maneira leve e didática, facilitando a compreensão das crianças. Pensando nisso, a psicóloga separou quatro filmes que podem ajudar os pequenos a entenderem seus sentimentos, as mudanças nas fases da vida e outras questões. Confira a lista:
Produzido pela Disney/Pixar, Divertidamente apresenta cinco emoções como protagonistas: alegria, tristeza, medo, nojo e raiva. Elas dividem o papel principal com Riley, uma menina de 11 anos que acabou de se mudar. A produção ilustra como as emoções controlam seu comportamento enquanto ela tenta manter tudo sob controle. O filme destaca, de maneira lúdica, a importância de cada emoção e o equilíbrio entre elas.
Onde encontrar: Disney+
Mostra de forma lúdica como podemos enfrentar a finitude da vida, que ainda é um tabu social. Demonstra a fragilidade humana diante daquela que interfere em nossos ideais de realização e onipotênciase que se foram e deixam de existir e, para isso, é preciso honrarmos e lembrarmos deles. O filme resgata a importância de valores familiares, fala sobre perdas e sobre celebrar a vida.
Onde encontrar: Disney+
Em "Extraordinário", conhecemos Auggie Pullman, um garoto de 10 anos com uma deformidade facial. Ao começar a frequentar a escola, ele enfrenta dificuldades para se enturmar. Auggie sofre bullying devido à sua aparência, mas supera o preconceito, mostrando que o mais importante é o que temos por dentro. A produção aborda a importância da família, amizades e empatia.
Onde encontrar: Netflix
O amadurecimento de Elsa ao longo do filme, assim como a relação com sua irmã e família como um todo nos ensina muito sobre o poder que o autoconhecimento pode nos proporcionar, além de nos incentivar a sempre lutar por aqueles que amamos e de ajudá-los em situações difíceis. Elsa é a filha mais velha, que por muito tempo se isolou para não machucar ninguém. Até que ela transforma a cidade em um eterno inverno, e, com a ajuda da irmã Anna, aprende a dominar seus poderes para se torna a rainha
Onde encontrar: Disney+
Inspirado no clássico de Antoine de Saint-Exupéry, este filme traz várias lições sobre amizade e a importância do momento presente. A história começa com a queda da hélice de um avião, que leva a uma bela amizade entre uma curiosa menina e um velho aviador, que lhe conta a história do Pequeno Príncipe. Frases icônicas como "O essencial é invisível aos olhos" estão presentes na animação, que também reflete sobre solidão e a perda de pessoas queridas.
Onde encontrar: Amazon Prime Video