Violência gera violência. Como combater?

Educação para Gentileza e Generosidade é uma referência para transformar este ciclo vicioso que gera violência em um circuito virtuoso

Marina Pechlivanis* Publicado em 30/07/2024, às 06h00

Ajudar outra pessoa é uma forma de ser gentil -

Como resolver a violência, desrespeito e intolerância, cada vez mais incontroláveis, nas escolas, nas famílias, entre as crianças e jovens, na mídia…? Para quem faz de conta que não está vendo (entre outros motivos, por interesse, por segurança, por comodidade), para os que veem e não fazem nada (considerando inúmeras possibilidades, por desinteresse, por medo, por falta de ética), ou para os que simplesmente não consegue ver (por exemplo, por falta de preparo, por não terem a visão do todo, por estarem alheios), recomendo valores que podem ser apreendidos para quem estiver aberto para aprender: os 7 princípios da Educação para Gentileza e Generosidade.

A primeira plataforma brasileira de Educação para Gentileza e Generosidade (PEGG) surgiu da constatação de que, cada vez mais, colaborar se fará necessário em uma sociedade competitiva que tem reforçado a indiferença, a intolerância, a polarização e a violência e o desrespeito em suas relações de troca em todos os âmbitos: dos laços de família às tratativas políticas; das negociações comerciais às redes sociais.

Para reverter este cenário, é fundamental investir o quanto antes na educação com base nos 7 princípios da Educação para Gentileza, Generosidade, Solidariedade, Sustentabilidade, Diversidade, Respeito e Cidadania (7PEGG), naturalizando virtudes humanitárias fundamentais não só ao bom convívio como ao desenvolvimento econômico sustentável de toda a sociedade.

 

Veja também

Considerando a educação como um caminho viável para a conscientização social, a PEGG oferece soluções sistêmicas integrativas, interdisciplinares e interpúblicos.

Para as escolas, metodologia com 27 planos de aula adaptados da renomada Learning to Give e adequados à nova BNCC, além de Curso 7PEGG para Professores e o Prêmio EGG Escolas, já na 5ª Edição. Para as famílias, aulas práticas com vídeos, leituras e atividades. Para jovens lideranças sociais, eventos, formações e oportunidades de conexão e visibilidade com o programa O Poder dos Jovens. Para a sociedade, estudos e pesquisas inéditos com crianças e jovens. Para as empresas, dinâmicas de desenvolvimento humano para programas de treinamentos.

Tudo gratuito, descomplicado, acolhedor e acessível.

Não seja por falta de recursos variados e de material qualificado e testado.

Gentileza gera gentileza, generosidade gera generosidade, e a sua atitude pode gerar bons exemplos para toda a sociedade.

Que tal experimentar?

 

*Marina Pechlivanis é escritora com mais de 20 títulos publicados, professora de pós-graduação, mestra em Comunicação e Práticas de Consumo, fundadora da Umbigo do Mundo e idealizadora da Educação para Gentileza e Generosidade.

generosidade GENTILEZA MUNDO MELHOR

Leia mais

Por que o cérebro humano tende à infelicidade e como transformá-lo?


O boom do nomadismo digital: bolha ou solução criativa à busca pela felicidade no trabalho?


Como a permissividade excessiva pode prejudicar nossos filhos


Instituto Internacional em Segurança Psicológica participa do Congresso Internacional de Felicidade


Felicidade em meio a este mundo de stress e ansiedade