Influenciadora Laís Brito fala sobre mudança e adaptação dos filhos no campo
Laís Brito* Publicado em 02/12/2022, às 06h00
Nós somos uma família de viver muito em casa, eu trabalho com a internet e na maior parte do tempo estou em casa, meu marido trabalha em casa também. Meu pai é aposentado, duas crianças e mais uma cachorrinha, por mais que morássemos num apartamento grande na cidade, era um apartamento. Um lugar onde vivenciávamos a natureza só contemplando mesmo, lá do 21º andar, enquanto nossa dinâmica era ali entre paredes.
Percebemos as crianças tentando explorar a casa da forma que podiam, e o que eram tentativas de experiência e exploração pra eles, acabavam sendo trelas e mais trelas do que não podia ser feito dentro de casa. Foi daí que pensamos, por que não sair da cidade? Nos afastar um pouco, já que temos essa flexibilidade de estar sempre em casa, ir para um lugar amplo, em contato com a natureza, com mais liberdade, com áreas externas para as crianças explorarem.
Foi bem importante pensar no bem que faria para eles. Eu sempre fui muito urbana, antes de ter filhos nunca pensei em morar numa casa no campo “longe de tudo”. Mas os filhos vêm para mudar tudo mesmo, e está tudo bem. Pensando neles, no tanto de experiências que eles teriam no campo, com os pés na grama, conhecendo cada tipo de bichinho, explorando e se desenvolvendo. Vi que o melhor que poderia fazer era, de fato, sair da cidade e ir para o campo. Criança é isso, é conhecer um mundo de possibilidades, e se temos essa oportunidade, por que não?
E para falar a verdade eles não sentem falta nenhuma. Até falam que não querem voltar mais pra casa antiga. Aqui eles têm experiências novas todos os dias, são mais livres, têm mais espaço. E eles estão amando tudo. Sempre com os olhinhos curiosos, querendo saber que bichinho novo é esse que apareceu, correndo na areia, rolando na grama, plantando, subindo em árvores. Um mundo novo se abriu para as crianças.
Além de tudo, a minha adaptação ao campo foi uma surpresa muito boa. Sempre digo que não sabia que queria tanto vir morar aqui, até realmente vir. Não sinto saudade da cidade. Nós até vamos lá de vez em quando, para resolver algumas coisas, mas viver aqui tem me feito muito bem. Tudo que achei que seria benéfico para meus filhos, foi para mim também.
Não sei se ficaremos aqui para sempre, ou vamos voltar em dois, três anos. Estou sempre aberta pras oportunidades e experimentos que surgem na minha vida. Vou seguindo um dia de cada vez mesmo e por enquanto é por aqui que queremos estar. Em família, aproveitando a nova experiência.
*Laís Brito é influenciadora digital
Uma vez mãe, sempre mãe
Minha história com meus raros
Maria Julia: a flor que brotou em mim e virou estrela
A violência transsexual começa, muitas vezes, dentro de casa
A entrevista que eu nunca fiz