Professor e músico, Allan Pevirguladez lançou o Manual Prático de Educação Antirracista na 27ª Bienal Internacional do Livro de SP, pela Cortez Editora
Redação Publicado em 27/09/2024, às 06h00
Professor há 17 anos, o carioca Allan Pevirguladez lançou a sua obra Manual Prático de Educação Antirracista na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2024, pela Cortez Editora, com referências bibliográficas e músicas que poderão ser acessadas por QR Code no início de cada capítulo.
O autor é também o criador da MPBIA, um projeto musical que originou no lançamento do álbum Música popular brasileira infantil antirracista, que o tem feito percorrer diversas escolas públicas do país, através de oficinas e apresentações musicais. Um dos seus maiores sucessos é a música “O meu cabelo é bem bonito”, que viralizou nas redes sociais em 2022, reunindo mais de 78 mil visualizações no Youtube e 14 milhões no Instagram. Allan também tem um projeto nas escolas com o Instituto Vini Jr.
Sua nova obra, Manual Prático de Educação Antirracista, tem como objetivo auxiliar pais, educadores e empresários a promoverem uma relação mais saudável, inclusiva e com equidade para todos, dentro de seus ambientes de convivência, sem espaço para o racismo performar com tranquilidade.
“É essencial que CEOs e altas lideranças estejam engajados em implementar programas antirracistas dentro de suas organizações. Isso fará uma diferença enorme na performance e imagem da empresa a médio e longo prazo, pois uma empresa compromissada com a diversidade racial e a inclusão em quadro de funcionários e colaboradores está contribuindo com um mundo mais saudável e com equidade”, explica Pevirguladez, que trata do assunto nos capítulos “racismo que nos atravessa independentemente de quem somos” e “o mundo corporativo também precisa ser antirracista”.
O Manual Prático de Educação Antirracista também será de grande utilidade em ambientes escolares. O professor destaca que crianças negras podem ser atravessadas pelo racismo a qualquer momento, e, se o profissional da educação que estiver presente não estiver atento à questão ou se não interromper a ocorrência, tal volência poderá gerar traumas que poderão ser irreversíveis, assim como o caso recente do aluno do Colégio Bandeirantes, onde, diante do bullying por ser negro, gay e bolsista, cometeu suicídio por não ter tido quaisquer apoio da escola e do corpo docente.
Em treze capítulos, Pevirguladez aborda a solidão da criança negra no ambiente escolar, os estragos provocados pelo racismo recreativo, o cabelo crespo como símbolo de diversidade, a saúde mental de uma criança negra que lida com a violência racial, a reafirmação da identidade negra, como educadores podem combater o racismo no dia a dia escolar, entre outros.
“Manual Prático de Educação Antirracista, uma leitura indispensável para combater o racismo institucional”, finaliza Pevirguladez.
Allan Pevirguladez é professor na rede pública há 17 anos. É também consultor antirracista do Instituto Vini Junior, além de cantor. É o compositor da canção “O meu cabelo é bem bonito”, um viral nas redes sociais, que também virou livro infantil. Criou a MPBIA, um projeto musical que originou no lançamento do álbum Música popular brasileira infantil antirracista, volume 1, que o tem feito percorrer diversas escolas públicas do país, através de oficinas e apresentações musicais. Sua prática de ensino antirracista tem influenciado pedagogos, professores, psicólogos e pediatras, sendo também objeto de estudo de trabalhos acadêmicos. Ainda em 2023, a MPBIA foi condecorada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro com a Medalha Pedro Ernesto, a maior honraria da Câmara de Vereadores.
@pevirguladez_ e @m.p.b.i.a
Com 44 anos de atuação e sempre comprometida com a Educação de todos, atualmente, a Cortez Editora possui em seu catálogo cerca de 1.400 títulos, assinados por renomados especialistas nacionais, traduções de autores consagrados internacionalmente e também obras de novos intelectuais. Sua linha infantojuvenil tem ganhado prêmios de destaque nos âmbitos nacional e internacional.
Siga a Cortez Editora nas Redes: Facebook.com/editoracortez | Insta: @cortezeditora | TikTok: @cortezeditora
Autor: Allan Pevirguladez
Páginas: 112
Gênero: Educação Preço: R$ 45 Ebook: R$ 31
Edição: 1ª edição – Setembro de 2024
Formato: 12x18cm
Cortez Editora
Onde encontrar: https://www.cortezeditora.com.br/ | Principais livrarias do Brasil
Como gestores e escolas têm contribuído para combater o racismo na educação?
Racismo nas escolas: educar a comunidade escolar ou proteger a vítima?
A escola também precisa combater o racismo estrutural
Sesc São Caetano Apresenta Espetáculos para Diferentes Gerações com Mensagens Antirracistas Inspiradoras
Buscas por "racismo estrutural'' no Google aumentam mais de 1.400% em três anos