Vida e carreira: "Por trás de uma boa história de liderança, encontramos muito esforço, dedicação, trabalho, superação, perseverança, resiliência e fé!"
Isabela Brisola* Publicado em 06/01/2023, às 06h00
O fim do ano nos faz refletir sobre o quanto as histórias de vida inspiradoras fazem diferença na nossa carreira de empreendedores. Quando observamos pessoas que já passaram por situações semelhantes à nossa, que enfrentaram os mesmos desafios e venceram, essas histórias se tornam inspirações.
Ao contrário de se comparar, “inspirar” tem outro sentido. Enquanto a comparação maltrata e incute ideias de que não conseguiremos atingir nossos objetivos, a inspiração nos move além, nos diz que conseguimos e que é saudável nos desafiar. Esses exemplos são vivências reais, que incentivam outras pessoas a não desistirem de suas caminhadas.
Por trás de uma boa história de liderança, encontramos muito esforço, dedicação, trabalho, superação, perseverança, resiliência e fé! Esse é um combo poderoso que está na essência de todo empresário que enfrenta desafios, entregas e muito trabalho.
Lembro que quando iniciamos no escritório não contávamos com o serviço de secretária e outros funcionários. Eu trabalhava das 8h às 21h, fazendo ações e protocolos. Meu marido saía do trabalho e me ajudava até terminarmos todas as pendências, e assim fomos até conseguir contratar os primeiros funcionários.
No nosso escritório, mantemos o lema: “vocês não estão aqui só para servir os nossos sonhos, mas para realizar os seus também”. Por isso, é importante que a sua equipe perceba que você deseja que ela conquiste novos patamares. Olhamos para os funcionários e suas vidas de forma plena – afinal, também temos o papel de inspirar e mostrar que não se vence sozinho.
Inspirar pessoas não é provar o quanto você é bom, mas mostrar para a sua equipe o quanto ela também pode ser! E isso ocorre por ações concretas. No nosso caso, temos um plano de carreira, no qual os advogados passam por avaliação a cada quatro meses e podem subir de nível, além de oferecermos bonificações e cursos.
Ter pessoas reais como inspiração é o ideal. Inspiro-me em pessoas que cresceram na vida, mas que não mudaram a sua essência. Como inspiração profissional, tenho a professora Zenimara Ruthes Cardoso, minha chefe durante meu período de estagiária. Para mim, ela é um exemplo até hoje de excelência e humildade na atuação. Sou muito grata por tudo que me ensinou.
É muito importante que as pessoas também contem com mentores. Eles são fundamentais na nossa jornada, por serem aqueles que dão o conselho necessário, repreendem nas horas certas e nos alinham, enxergando muito além e em momentos que nos sentimentos sós.
No meu caso, a minha inspiração nesse campo é a doutora Ana Paula Moritz, que é pastora, médica e uma mulher incrível. Ela ensina muito sobre como viver a profissão com autenticidade e amor e sempre impulsionou meus sonhos e objetivos.
Por fim, desejo a todos um final de ano bem inspirado, e que em 2023 nossas metas sejam cada vez mais factíveis e alcançáveis. Minha mensagem especial é a seguinte: sonhe, conquiste, realize, mas, acima de tudo, tenha uma fé inabalável!! Ela te abrirá portas!
*Isabela Brisola é advogada previdenciária e fundadora do escritório Brisola Advocacia
Parceria visa acelerar a carreira de mulheres
Minha história com meus raros
A violência transsexual começa, muitas vezes, dentro de casa
Do Ceará ao tapete vermelho: a história da nordestina que conquistou Cannes
A entrevista que eu nunca fiz