No app Mulheres positivas, é possível apontar, com alta precisão, risco de pacientes desenvolverem o câncer de mama
Redação Publicado em 14/10/2022, às 06h00
No mês do combate ao câncer de mama, o aplicativo Mulheres Positivas (MP), que promove o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres por meio de conteúdos multiplataforma, fechou uma parceria que vai permitir que suas usuárias se beneficiem da tecnologia da Viziomed, empresa que usa a inteligência artificial para, a partir de análise de exames como a mamografia, apontar se a paciente pode vir a desenvolver câncer de mama.
Para usufruir da tecnologia, a usuária do app Mulheres Positivas deve realizar um cadastro dentro do app, permitindo à Viziomed analisar os resultados de seus exames. Depois disso, a paciente deve realizar o exame em um laboratório que mantenha parceria com a Viziomed. A partir de então, a Viziomed iniciará o acompanhamento das usuárias a fim de garantir a análise minuciosa e precisa dos resultados dos exames por meio de inteligência artificial e com base em um robusto banco de dados. As análises são enviadas de forma eletrônica para a usuária, que poderá contar com o benefício gratuitamente pelo período de um ano.
Em casos de urgência, a ferramenta também envia alerta ao médico responsável, para dar seguimento ao tratamento do paciente com agilidade. Além de auxiliar no diagnóstico, a plataforma traz ainda um serviço online, chamado “Enfermeira Navegadora”, que ajuda a agendarnovas consultas e exames, além de indicar um médico especialista para iniciar o tratamento, caso seja necessário.
“A tecnologia da Viziomed auxilia a equipe médica responsável por meio da priorização dos exames de imagem com maior probabilidade de câncer, o que traz mais celeridade ao diagnóstico”, diz Filipe Guerra, ChiefBusiness Officer (CBO) da Viziomed.
De acordo com Guerra, dentre todos os casos de câncer de mamaregistrados no país, 30% dos resultados de exames são falsos negativos e 25% das pessoas não coletam o resultado dos exames. A acurácia da inteligência artificial vem trazer mais precisão ao diagnóstico. Hoje, a plataforma da healtech é usada em mais de 250 clínicas e hospitais espalhados em 22 estados do Brasil.
“Essa é a nossa primeira parceria na área de saúde e estamos muito satisfeitas em entregar uma ação efetiva e concreta às usuárias do Mulheres Positivas na campanha do Outubro Rosa,” afirma Fabi Saad, empreendedora e criadora da plataforma Mulheres Positivas, que foi eleita uma das 20 personalidades femininas brasileiras mais influentes pela revista Forbes neste ano.
“Poder trabalhar para a saúde das mulheres ao lado deespecialistas que oferecem tecnologia de ponta na medicina nos motiva e nos faz acreditar que estamos no caminho certo em nosso engajamento com a questão das mulheres, que vai além da equidade de gênero”, diz Cenerli Alexandre, Head de Operações do Mulheres Positivas.
A ferramenta da Viziomed será disponibilizada também às colaboradoras do Mulheres Positivas, que são encorajadas a fazer os exames regularmente.
Criado em 2010, a plataforma Mulheres Positivas conta com mais de 250 mil downloads e oferece cerca de 80 mil vagas de emprego afirmativas para mulheres em seu aplicativo. A estimativa é que os serviços oferecidos pelo app já tenham impactado 25 milhões de mulheres, principalmente após a parceria com a TIM. O Mulheres Positivas nasceu no Brasil e hoje já está na Colômbia, nos Estados Unidos, no México e na Itália. Gratuito, o aplicativo pode ser baixado no site da plataforma, nas lojas App Store e Google Play.
A plataforma Mulheres Positivas foi criada em 2010, e, desde então, promove o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres com mais de 200 cursos, vídeos de capacitação, histórias inspiradoras e oferta de vagas no mercado de trabalho em todo o Brasil. O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente no site da plataforma e nas lojas App Store e Google Play, já está disponível também para as usuárias da Colômbia, do México, dos Estados Unidos, onde o projeto funciona por meio do site Positive Woman, e da Itália. No Brasil, já são mais de 100 empresas parceiras e, desde a parceria com a operadora de telefonia TIM, estabelecida em julho de 2021, a plataforma estima ter impactado 25 milhões de mulheres. O login pode ser feito tanto com o número do celular como com o endereço de e-mail. Clientes TIM podem usar o aplicativo sem consumo de dados móveis.
Campanha de Prêmio Nacional doará mais de R$ 1 milhão para instituições que atuam na oncologia pediátrica
Diagnóstico precoce e tratamento adequado podem curar 80% dos cânceres infanto-juvenis
Chocolate pode contribuir para o bem-estar emocional e nutricional de idosos com câncer
Dúvidas sobre a amamentação
Câncer e infertilidade masculina: como preservar a paternidade