A gengivoplastia é a remoção do excesso de gengiva com lazer ou bisturi
Redação Publicado em 21/02/2024, às 06h00
O sorriso é o nosso principal cartão de visita, é por meio dele que demonstramos nossa alegria e contentamento. Mas, nem todas as pessoas se sentem confortáveis para sorrir livremente. Por muitas vezes isso acontece por causa do excesso da gengiva nos dentes, conhecido como sorriso gengival, razão da insatisfação de pessoas ao se olharem no espelho.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 90% da população mundial sofre com problemas na gengiva. Este desalinhamento na região da boca tem diversas causas, podendo ser hereditário, resultado do excesso de crescimento do osso maxilar, e, o mais comum, uma consequência da periodontite, uma evolução grave da gengivite.
A odontologista Giovana Oliveira explica que a doença gengival tem como causa mais frequente maus hábitos de higiene bucal, porém, existem muitos outros fatores que podem desenvolver uma periodontite. “A nossa boca é um reflexo da condição do resto de nosso organismo, e, por isso, devemos nos atentar a quaisquer condições que possam se desenvolver no local”.
No caso da persistência da periodontite, mesmo com a higiene bucal adequada, devem ser considerados outros fatores. “A causa da doença tem de ser explorada, já que pode provir do tabagismo, consumo excessivo de álcool, diabetes, alterações hormonais , doenças autoimunes, que deixam o sistema imunológico vulnerável”, ressalta Giovana.
Gengivoplastia
O sorrisso gengival é um problema relativamente simples de resolver, a gengivoplastia é a remoção deste excesso, com laser ou bisturi. A cirurgia é minimamente invasiva, com aproximadamente meia hora de duração e anestesia local.
A cirurgia normalmente é indicada para quem tem sorriso gengival, também chamado de sorriso alto, problema que ocorre devido a fatores genéticos ou adquiridos, como a utilização de aparelho ortodôntico. Neste caso, a gengiva do paciente aparece muito quando ele sorri.
“O pós-operatório é pouco desconfortável e traz excelentes resultados. O paciente pode voltar as atividades normais logo em seguida, apenas devendo tomar cuidado com alimentos quentes e muito resistentes”, finaliza Giovana.
“Janeiro branco” terminou, mas os cuidados com a saúde mental precisam permanecer
Traumas na região bucal precisam ser tratados com especialista
Câncer de pele: especialista explica como se proteger do câncer mais incidente no Brasil
Dia Nacional de Combate ao Estresse: tensão diária pode levar a fratura dos dentes
Armazenamento de células-tronco pode ser feito a partir da coleta da polpa dos dentes de leite