A diástase tem tratamento, mas pode também haver indicação de cirurgia em alguns casos
Verônica Motta* Publicado em 07/03/2023, às 06h00
A diástase nada mais é que um espaço que se forma entre um reto abdominal e outro, formando então um “buraco” no centro do abdômen. Em um abdômen normal, sem diástase, um reto abdominal apresenta-se bem próximo ao outro sem um grande espaço central e com a musculatura funcional no devido lugar. Mas vale salientar que somente um espaço entre um reto abdominal e outro não diz se você tem diástase ou não.
Para ser classificado como diástase patológica é necessário que o espaço seja maior que dois centímetros, já se esse espaço for até dois centímetros pode ser considerado uma diástase fisiológica.
A diástase pode ser classificada em quatro tipos:
Eu tive diástase, mas só fui perceber após minha segunda gestação. A minha era do tipo umbilical, deixa um formato mais redondo da barriga, tipo barriga de grávida de uns 5 meses. Tanto é que eu já fui confundida com grávida algumas vezes, foi horrível…
A diástase infra umbilical deixa um aspecto de barriga "pochete" e a supra umbilical aspecto de "estômago alto".
Agora olha só que absurdo, se você for no Google e perguntar o que é diástase ele vai retornar essa pesquisa dizendo que não tem cura, que em alguns casos resolve somente com cirurgia e além disso é uma doença rara…
Só pra você ter uma ideia, se for olhar somente para as grávidas,100% delas têm diástase.. e não é só grávidas que têm diástase.
Quando se fala sobre diástase, muitas pessoas ainda não têm muito conhecimento sobre isso, e acabam acreditando que não existe tratamento sem cirurgia.
Bem, existem duas formas de tratamento da diástase, uma que é a cirurgia e a outra o exercício específicos, que não são abdominais convencionais, mas sim duas técnicas chamadas: Hipopressivo e R.A.P
O hipopressivo é conhecido como a famosa técnica da Barriga Negativa, um programa que tem um treino postural e respiratório onde se treina a musculatura profunda da parede abdominal e assoalho pélvico.
O RAP que significa Respiração com Ativação Profunda, vai atuar na ativação da musculatura estabilizadora profunda do núcleo, diafragma, transverso, multifidus e assoalho pélvico, com o objetivo principal de sustentar, de proteger a coluna e evitar com que aconteçam aí casos de hérnias de protusão, de todas as disfunções de abdômen e de assoalho pélvico. Tudo isso através da nossa "cinta natural"chamada transverso abdominal, um músculo pouco treinado nos exercícios convencionais e responsável por deixar nossa barriga mais firme, lisinha e com a cintura mais fina.
Bom, para você saber se tem ou não diástase existem duas formas: ultrassom de parede abdominal, feito por um médico ou através do auto teste que você encontra no meu canal do YouTube VeveFit com o título "Teste da Diástase."
E assim como eu reabilitei a minha diástase e mais de 40 mil alunas, você também pode! Não importa o tempo que você tenha a diástase, se tem filho pequeno ou não, independente do tipo de barriga… qualquer pessoa pode ter ótimos resultados e viver feliz com sua barriga!
*Verônica Motta é formada em educação física e trabalha há mais de 20 anos com saúde e autoestima das mulheres. @vevefit
Álcool também é prejudicial para a gestante
Fertilização in vitro não é problema, é solução!
Desmitificando a masturbação na gravidez
Massagem para gestantes: saiba os benefícios
O uso de anabolizantes e a dificuldade para engravidar