Dia Nacional de Prevenção a Trombose: diagnóstico e tratamento são essenciais

Dr. Eduardo Dall'Acqua explica os principais fatores de risco da trombose

Redação Publicado em 16/09/2023, às 14h16

A retirada de vasinhos e varizes pode ser feita através de dispositivos como o endolaser ou laser transdérmico -

Celebrado anualmente em 16 de setembro, o Dia Nacional de Prevenção a Trombose tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença, a fim de reduzir o número de casos não diagnosticados e informar sobre a eficácia dos tratamentos atualmente disponíveis. Diante desse cenário, o responsável pela Clínica Dr. Eduardo Dall’Acqua se dispõe a criar estratégias que possam prevenir, diagnosticar e tratar esse tipo de problema.

“Caracterizada pelo desenvolvimento de um coágulo dentro de um vaso sanguíneo, a trombose causa o entupimento do vaso, consequentemente dificultando o retorno venoso ao coração. A doença afeta principalmente as veias das pernas e dos pulmões e caso não tratadas corretamente, essas complicações podem resultar em diversos distúrbios ou até mesmo em óbito”, explica Dr. Eduardo.

Entre os principais fatores de risco estão a imobilização prolongada, uso de anticoncepcionais, cirurgias, hospitalizações, fraturas, tabagismo, obesidade, presença de tumores, doenças crônicas ou agudas e fatores hereditários. “Já os sintomas mais apresentados são dor, edema unilateral, vermelhidão na perna, cianose, dilatação do sistema venoso superficial, aumento da temperatura local, rigidez da musculatura da panturrilha e dor ao toque”, diz o especialista.

 

Veja também 



Importância dos tratamentos vasculares
​O cirurgião vascular Dr. Eduardo Dall’Acqua aproveita a data para informar sobre a importância de se tratar varizes e vasinhos, condições que afetam pessoas de ambos os sexos e de todas as idades. “Não é um problema que proporciona apenas desconfortos estéticos, mas que também indica a presença de alterações circulatórias, que as vezes podem evoluir para doenças mais graves, como a trombose”.

​A retirada de vasinhos e varizes pode ser feita através de dispositivos como o endolaser ou laser transdérmico. “A primeira opção é feita com anestesia local e sedação leve, enquanto a segunda trata as veias nutridoras, agindo diretamente na raiz do problema”, diz Dr. Eduardo.

​A clínica do cirurgião oferece ainda uma gama de outros complexos procedimentos para o tratamento de veias e artérias, sempre visando o bom funcionamento do corpo e a manutenção da qualidade de vida dos pacientes. “Dessa forma, o acompanhamento vascular especializado procura se antecipar ao surgimento de doenças e até mesmo prevenir eventos indesejados, como o infarto e o AVC, por exemplo”.

Saúde prevenção varizes trombose vasinhos

Leia mais

Campanha Agosto Branco tem como objetivo a conscientização e prevenção do câncer de pulmão


O que fazer hoje para prevenir a trombose no futuro?


Os perigos do cigarro eletrônico


Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose: características da doença


Dia Nacional de Combate ao Fumo: tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo