Conheça 7 atitudes para uma viagem consciente e transformadora

Confira algumas práticas que ajudam a transforma a viagem em um ato de cuidado próprio, com as comunidades locais e com o planeta

Redação Publicado em 31/12/2024, às 06h00

Aproveite as férias -

 Com a chegada do verão e das férias, o Instituto Aupaba traz dicas práticas para os viajantes que querem ser mais sustentáveis Em tempos de cidades com superpopulação e muito turismo predatório, a consciência do impacto do turismo ganha destaque, impulsionando a busca por experiências que transcendam o convencional.

“O ‘turista consciente’ pode emergir como um agente de transformação, reconhecendo a responsabilidade de suas escolhas durante as viagens”, garante Luciana De Lamare, presidente do Instituto Aupaba, ONG que atua como um hub de projetos voltados para o turismo regenerativo.

 

Veja também

 

Confira algumas práticas que ajudam a transforma a viagem em um ato de cuidado próprio, com as comunidades locais e com o planeta

 

  1. Respeite a cultura local: valorize as tradições e costumes das comunidades que você visita. Ao visitar templos, igrejas ou sítios históricos, mantenha o respeito e siga as orientações locais. O respeito é o primeiro passo para uma conexão genuína.
  2. Reduza o uso de plásticos: leve sua própria garrafa e sacola reutilizáveis e também recuse canudos e embalagens descartáveis. Pequenas ações geram grandes impactos!
  3. Prefira o transporte verde: explore destinos caminhando, pedalando ou use transporte público. Além de reduzir a pegada de carbono, você aproveita melhor os cenários locais e interage com a comunidade.
  4. Apoie a economia local: prefira produtos e serviços de pequenos negócios e artesãos da região. Isso fortalece o pequeno produtor e o desenvolvimento econômico regional.
  5. Pratique a preservação ambiental: não alimente animais silvestres, recolha seu lixo e respeite a fauna e a flora locais. Também não colha plantas e não leve para a casa pedras ou conchas. Se possível, prefira usar protetor solar biodegradável e, em áreas marinhas, evite produtos químicos que prejudicam os corais.
  6. Prestigie a gastronomia regional: experimente a culinária da região, visite feiras locais e, claro, não desperdice alimentos. Cada refeição e alimento regional pode contar um pouco da história do lugar.
  7. Conecte-se com a comunidade: procure participar de festivais e oficinas que valorizam a cultura local. Se quiser ir além, colabore em projetos sociais e ambientais do seu destino. Sua contribuição pode deixar um legado positivo para você e para a comunidade.
“Pode parecer simples, mas pequenas atitudes podem fazer toda a diferença. Uma escolha mais consciente e sustentável contribui, não apenas para o destino visitado, mas também para a experiência pessoal de quem viaja. Esse é o nosso convite aos viajantes”, reforça De Lamare.

 

Sobre o Instituto Aupaba

O Instituto Aupaba (do Tupi-guarani “terra de origem”) é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que nasce em 2023 como um hub de projetos dedicados a ações e iniciativas de impacto voltadas para o aprimoramento social, ambiental e cultural do território.

De maneira criativa, inovadora e enxuta, desenvolve projetos e também oferece expertise na elaboração e execução de programas ambientais, culturais e educacionais que visem apoiar o desenvolvimento local onde o turismo pode ser um instrumento de transformação social e econômica.

Sob a presidência de Luciana De Lamare, cofundadora e profissional com mais de 20 anos de experiência no setor de turismo, o Instituto Aupaba destaca-se por sua governança transparente, idônea e dinâmica. Seu Conselho Estratégico é composto por 45 membros e líderes nas áreas ambiental, de cultura, turismo e ciência política, refletindo a pluralidade e o compromisso do Instituto com a inclusão.

 

férias viagem consciência

Leia mais

Como os pais podem ajudar as crianças a se desconectar da tela nas férias


Onde as crianças de São Paulo brincam nas férias?


Férias em família: psicóloga destaca a importância de estar presente e limitar o uso de telas


Período de férias demanda cuidado redobrado com os olhos das crianças


5 dicas para hábitos mais sustentáveis durante as férias escolares