Especialista explica importância dos cuidados com os olhos no mês de conscientização sobre a cegueira
Redação Publicado em 06/04/2024, às 06h00
Simbolizada pelo laço na cor marrom, o objetivo do Abril Marrom é conscientizar a população e reduzir a incidência dos principais problemas de visão. A iniciativa é fundamental, já que a maioria dos casos de cegueira é tratável quando diagnosticada precocemente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis.
Segundo Natália Della Rovere, oftalmologista, a cegueira pode ser reversível ou irreversível. Muitos casos de cegueira são tratáveis ou preveníveis. “Algumas causas de cegueira reversível são: catarata, ceratocone ou descolamento de retina (quando tratado com urgência). Já algumas causas de cegueira não reversível são: glaucoma avançado, degeneração macular ou retinopatia diabética”.
A especialista explica que visitas regulares ao oftalmologista são a melhor forma de prevenir doenças que causam a cegueira. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para que o paciente possa manter uma boa visão ao longo da vida.
A campanha pretende chamar a atenção também para a reabilitação e inclusão das pessoas com deficiência visual. Além das doenças tratáveis, existem doenças que não têm cura, nem tratamento e que levam a perda da visão de forma progressiva e irreversível.
“Esse é o caso, por exemplo, das doenças raras e hereditárias da retina. Pessoas com essas doenças possuem diferentes graus de limitação visual, e elas precisam ser incluídas na sociedade. Todas as pessoas têm direito a uma vida independente e com igualdade de acesso”, finaliza Natália.
Estrabismo: entenda a condição e a importância do diagnóstico ainda na infância
Período de férias demanda cuidado redobrado com os olhos das crianças
Cuidado com os olhos no período de volta às aulas
Cuidado com os olhos no inverno: saiba quais são as principais doenças oculares e como se prevenir
Dia da Saúde Ocular: confira os principais sinais que podem indicar problemas nos olhos