A médica Renata Kotscho comenta sobre como deve ser a rotina de aplicação de produtos na pele
Renata Kotscho* Publicado em 26/09/2022, às 08h00
Uma das dúvidas mais comuns quando se fala em rotina de cuidados com a pele é qual a ordem certa de aplicar os creminhos. Então a primeira questão é: a ordem dos fatores altera o produto? E a resposta é sim. Faz diferença aplicar os produtos na ordem certa, já que alguns produtos podem dificultar a absorção de outros pela pele.
A regrinha básica é a seguinte: aplique primeiro os produtos mais levinhos, a base de água ou gel, depois os produtos um pouco mais encorpados como loções e por último os cremes mais encorpados, como hidratantes, ou aqueles que levam óleo na composição. Essa regra funciona porque os cremes mais leves não conseguem passar pelos pesados, chegar na pele e ainda ter o efeito desejado.
Na rotina da manhã, devemos tomar um cuidado especial com o filtro solar. Devido a sua importância (se você tiver dinheiro para comprar só um produtinho de beleza invista no filtro solar) ele deve ser o primeiro a ser aplicado na pele, para garantirmos a sua absorção máxima. Nesse caso vale a pena aplicar o filtro solar o quanto antes, esperar ele absorver na pele e só depois aplicar outros produtos.
Mas existe sim uma exceção a essa regrinha. Os filtros físicos (aqueles a base de dióxido de titânio ou óxido de zinco, muito comuns nos filtros com cor) não são absorvidos pela pele e tem como função refletir os raios solares, por isso, os filtros físicos devem ser aplicados por último.
Vamos à prática. Quem usa à noite um produto a base de ácido retinóico e um hidratante com ativos antioxidantes, deve aplicar primeiro o ácido e depois o hidratante. De manhã quem usa o filtro solar, um sérum com vitamina C e maquiagem deve seguir essa ordem mesmo para que tudo funcione da maneira mais eficiente, esperando alguns minutinhos entre o filtro e a vitamina C.
Seguindo essas regrinhas você garante melhor absorção dos produtos e mais eficiência deles na sua pele, evitando desperdícios.
*Renata Kotscho é médica formada pela Unicamp, especializada em medicina estética pela American Board of Aesthetic Medicine e responde aqui as perguntas das leitoras do site sobre cuidados com a pele, unhas e cabelos. Mande sua dúvida no Instagram @drarenatakotscho ou no email criado para essa coluna amigadaminhapele@gmail.com
Pele vermelha? Pode ser Rosácea
Associação beneficente de atendimentos odontológicos à crianças completa oito anos
Lixa não! Como manter os pés macios?
Acesso a tratamento odontológico deve ser um direito de todos os brasileiros
Como prevenir e tratar estrias?