A escolha do bercário, creche ou escola dos filhos não é fácil. Quando se trata de crianças pequenas, isso pode acontecer em qualquer é poca do ano
Larissa Fonseca* Publicado em 26/03/2024, às 06h00
Nos últimos anos a educação escolar tem passado por grandes transformações. Se compararmos a escola atual com a que vivenciamos em nossa infância, certamente perceberemos que existe uma grande diferença. Muitos pais ainda acreditam que a escola de educação infantil é apenas um local para deixar seus filhos enquanto trabalham.
No entanto, sabemos que a infância é a fase mais complexa importante do desenvolvimento humano. É nela que ocorrem as sinapses (conexões neurais) criadas a partir dos estímulos que o individuo recebe. Essas conexões são as responsáveis pela formação da base do conhecimento e sua estruturação. Assim, é preciso incentivar e estimular as crianças em todas as áreas do conhecimento desde o seu nascimento, para que ela desenvolva todas as suas capacidades e potencialidades.
Hoje, a escola não é mais um espaço somente de cuidados. O ambiente escolar é repleto de possibilidades fundamentais para o desenvolvimento global das crianças e o caráter pedagógico passou a ser elemento fundamental nessas instituições.
A escola é um espaço educativo no qual a criança participa de diversas situações de aprendizado de acordo com sua faixa etária.
Na escola, a criança brinca, convive com outras crianças e adultos e participa de inúmeras atividades que a ajudarão a desenvolver sua capacidade de aprender, pensar, estabelecer relações e adquirir conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.
Além de possuir um espaço estimulante, seguro e afetivo, a escola conta com a presença de professores preparados para acompanhar as crianças durante sua intensa jornada de crescimento e novas descobertas, oferecendo a elas desafios e possibilidades.
Na escola, a criança certamente brinca, ato esse, tão fundamental para ela quanto o trabalho é para o adulto. A criança na fase escolar vive a mais intensa das fases do seu desenvolvimento nos aspectos físicos, motor, social, intelectual, pessoal, cognitivo e da linguagem. E essa fase será mais ou menos construtiva de acordo com a qualidade das possibilidades e condições que lhe forem oferecidas.
Assim, a escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca. A instituição de ensino deve ser um espaço repleto de estímulos positivos, com diversificadas situações de aprendizagens e infinitas possibilidades. Isso tudo sem deixar de lado o livre brincar, o cuidado e a afetividade.
A instituição de educação infantil propicia possibilidades de uma base sólida que influencia todo o desenvolvimento da criança, oferecendo a ela os pilares de uma educação para a vida.
Na escola, a criança vivencia seu intenso processo em busca de novas descobertas e conhecimento vivenciando um cotidiano rico de situações de aprendizagem.
A escolha da escola na qual seu filho iniciará ou dará continuidade à sua jornada escolar nem sempre é uma tarefa fácil para os pais.
Mesmo após muita pesquisa e a decisão final, ainda é comum ter dúvida se a escolha feita foi a certa ou não.
Existem alguns aspectos que são muito importantes a serem considerados a fim de avaliar a proposta e a prática da escola de seus filhos.
Vejam algumas dicas sobre o que deve conter em uma boa escola:
Proposta pedagógica fundamentada e coerente com a prática da escola;
Educadores responsáveis pelas atividades didáticas;
Atividades que ampliem as capacidades globais dos alunos (social, pessoal, emocional, físico, cognitivo, criativo...);
Vivências apropriadas para o desenvolvimento da criança;
Tempos e espaços para atividades dirigidas estruturadas adequadamente para o desenvolvimento integral do aluno, respeitando as possibilidades e desafios de cada faixa etária;
Reuniões pedagógicas, participação em congressos e atualização constante dos profissionais da escola;
Atividades sociais (campanhas de doação, reciclagem, cuidados com o meio ambiente, etc.);
Tempos e espaços para o livre brincar;
Atividades relacionadas à cultura local (identidade cultural);
Recursos diversos para auxiliar a aquisição da língua e desenvolvimento global da criança;
Interação constante com os pais e comunidade escolar.
Aliado a tudo isso, leve seu filho para conhecer os espaços e pessoas também. Se ele ficar contente e trouxer coisas positivas do espaço escolar será um bom indício de que se sentiu bem naquele local. E para nortear as visitas nas instituições, segue um guia de consultas rápidas:
A seguir, um guia de consultas rápidas para nortear suas visitas:
*Larissa Fonseca é Pedagoga e NeuroPedagoga graduada pela USP, Pós Graduada em Psicopedagogia, Psicomotricidade e Educação Infantil. Autora do livro Dúvidas de Mãe.
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