18 de junho: Dia Mundial do Orgulho Autista

Nesse dia do Orgulho Autista é importante falar sobre avanços e quebra de preconceito

Redação Publicado em 18/06/2024, às 11h51

Hoje é o Dia Mundial do Orgulho Autista - Foto: Site Prefeitura de Santos

Você gosta de ir a lugares em que não é bem aceito, onde te olham torto, te julgam e discriminam? Com certeza não, né?! E se todos os lugares fossem assim?

Essa é a realidade dos autistas. Julgados constantemente:

Cabe a todos nós, pessoas “típicas” entender e respeitar as diferenças e ter consciência que ser diferente não é algo ruim ou que precisa ser superado. O Autismo não é uma condição que precisa ser “curada”. Por isso, em 2005, o dia 18 de junho foi estabelecido, pela organização Aspies for Freedom, como o Dia Mundial do Orgulho Autista. Uma data para promover a conscientização, compreensão e aceitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o mundo.

 

Veja também

O TEA é um transtorno neurológico que afeta a comunicação, o comportamento e a interação social. E, da mesma forma que ninguém é igual a ninguém, os autistas também não são iguais uns aos outros, mesmo os que precisam do mesmo nível de suporte.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, cerca de 1 em cada 36 crianças é diagnosticada com TEA no mundo. Estima-se que o Brasil possua cerca de 2 milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

É preciso preparo e formação para criar espaços mais acessíveis e garantir que todos tenham oportunidades iguais de desenvolvimento e realização pessoal. E, como a melhor maneira de combater o preconceito também é por meio da educação, o Congresso Aprender Criança, o maior evento em Transtornos do Neurodesenvolvimento da América Latina, dedica todo o pré-congresso online à capacitação de pais e professores sobre o TEA, contará com 17 conferências sobre autismo, suas comorbidades e intervenções e está presenteando todas as pessoas que se inscreverem até o dia 01 de junho com o curso Autismo 360º, do neurologista infantil Marcelo Masruha.

O Aprender Criança é voltado para profissionais da saúde e da educação - os estão na linha de frente desse movimento inclusivo – e acontecerá do dia 01 a 03 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo. www.aprendercrianca.com.br

A diversidade autista compõe os valores da nossa sociedade!

Junte-se a nós nessa campanha e prepare-se para fazer do mundo um lugar de aceitação e respeito – para todos! Afinal, ninguém é igual a ninguém.

inclusão diversidade preconceito autismo dia mundial do orgulho autista

Leia mais

Especialistas alertam para situação de crianças com autismo no RS


Tatuador Raphael Lopes foi diagnosticado com autismo aos 32 anos


O autismo e suas complexidades


Autismo e deficiência auditiva: características que se assemelham podem confundir diagnósticos


Cannabis Medicinal: uma esperança para pessoas com autismo