5 filmes sobre empatia para assistir com os filhos

Nessas férias, a assessora pedagógica Luiza Sudário fez uma seleção de filmes para aproveitar momentos em família

Redação Publicado em 25/01/2025, às 06h00

Alguns filmes mostram como valorizar as relações emocionais - Pexels

Todos os dias, são divulgados diversos conteúdos na internet e na televisão sobre a importância de trabalhar habilidades socioemocionais para se ter uma boa saúde. Uma delas é a empatia, sentimento que nos permite enxergar uma situação através dos olhos de quem a vive.

Esse cuidado pode ser ensinado desde cedo para as crianças, como explica a assessora pedagógica da Mind Makers, Luiza Sudário.“Para além de se colocar no lugar do outro, exercitar a empatia é também renunciar à própria perspectiva de mundo, para experimentar uma realidade que pode ser diferente", diz Luiza.

Nesse contexto, uma maneira eficaz de ensinar esse assunto para os mais jovens é por meio de produções audiovisuais. Existem filmes que mostram como valorizar as relações emocionais e, consequentemente, apresentam personagens que evoluem em suas histórias. “Nas férias, uma boa dica para fazer as crianças pensarem sobre empatia e outras emoções é participar de uma sessão de filmes em família”, recomenda.

Veja também 

Para ajudar as famílias na escolha de filmes que abordam habilidades socioemocionais, Luiza Sudário separou 5 produções que vão proporcionar tanto reflexões, quanto momentos de descontração. Confira:

1. Soul (2020) - Dir. Pete Docter
 
“Soul”
 

Joe, um professor de música, sofre um acidente quando vai encontrar sua banda para se apresentar em um bar desoul e vai parar em um lugar considerado “pós-vida. Lá, ele faz amizade com uma alma que ainda não esteve no mundo humano e que, por isso, enxerga a vida de forma diferente. Durante o convívio entre os dois, Joe passa a refletir sobre o modo que vinha vivendo e como poderia valorizar mais as coisas ao seu redor.

 
2. A viagem de Chihiro (2001) - Dir. Hayao Miyazaki
 
"A viagem de Chihiro"
 

Neste clássico do Studio Ghibli, conhecemos Chihiro, uma garota rabugenta e com medo de se arriscar, que vai parar em um mundo mágico comandado por uma bruxa. No decorrer do filme, vemos como o carinho dela pelos outros a permite vivenciar experiências inimagináveis.

 

3. À procura da Felicidade (2006) - Dir. Gabriele Muccino

"À procura da felicidade"

 

Uma obra com cenas marcantes e uma mensagem emocionante. Neste longa, Christopher Gardner, ao lado do filho (de mesmo nome), passa por grandes desafios enquanto busca cumprir uma atividade profissional. Sua resiliência não o deixa desistir e o mantém de pé nos momentos mais difíceis.

 

4. O Show de Truman (1998) - Dir. Peter Weir

"O Show de Truman"

 

Neste filme, Truman Burbank vive em uma clássica vida americana, onde tudo é perfeito. Porém, o que ele não sabe, é que o mundo ao seu redor é, na verdade, um programa de televisão. Aos poucos, Burbank começa a perceber atitudes estranh ao seu redor e percebe que ele é o protagonista de um seriado e o entretenimento depessoas que acompanham sua vida.

 

5. Um sonho possível (2009) - Dir. John Lee Hancock"

 

Para os fãs de esporte, essa é uma ótima recomendação. Trata-se de uma história que se inspira nas vivências de Michael Oher, jogador de futebol americano. No filme, acompanhamos uma família que acolhe Michael e o ajuda a lidar com seus traumas, adquiridos durante seu crescimento em meio a diversos cenários difíceis de viver.

Quer incentivar este jornalismo sério e independente? Você pode patrocinar esta coluna ou o site como um todo. Escreva para contato@marianakotscho.com.br

filhos Família empatia filmes habilidades socioemocionais

Leia mais

Desvendando as altas habilidades: como reconhecer, promover e proteger o potencial infantil


Verão e alergias: como manter a saúde em dia


Levantamento revela alta prevalência de problemas de vista em crianças e adolescentes no Brasil


Pensão alimentícia e férias escolares: quem paga as despesas?


Como organizar a rotina dos filhos de pais separados