Escolas: como se preparar para a volta às aulas

Especialistas da Agenda Edu contam cinco dicas para o período de volta às aulas

Redação Publicado em 06/02/2023, às 06h00

Adaptação na volta às aulas -

Fevereiro já começou e, com ele, um grande desafio para os pais e professores. A volta às aulas. De acordo com um estudo realizado pelo National Australia Bank, das 1.000 famílias entrevistadas, ao menos 50% levam em consideração a opinião dos pequenos ao escolher uma escola. Especialistas da Agenda Edu, líder em gestão escolar, dão quatro dicas do que a instituição deve destacar ao receber possíveis alunos.

 

1- Ações de acolhimento

Essa é uma ação pensada principalmente nos alunos da Educação Infantil e Fundamental I que estão iniciando a vida escolar. Uma semana antes do início do ano letivo é proposto os dias de adaptação, onde os alunos conhecem o local e o time de professores e docentes que os acompanharão através de dinâmicas leves e ilusivas. Para alunos maiores essa ação também é fundamental, visando conquistar a confiança e os deixar à vontade. É importante que todos os profissionais, da recepção à cantina, estejam prontos para transmitir os valores da escola.
 

2- Evidenciar os diferenciais

Aulas de robótica, tecnologias inovadoras, modernização de equipamentos, atendimento personalizado. Toda escola, de pequeno a grande porte, tem um diferencial que pode ser o fator decisivo para os responsáveis escolherem a organização.

Veja também


 

3- Princípios escolares

Quando falamos de princípios é importante considerar as expectativas dos responsáveis e se elas estarão alinhadas ao que a escola pode oferecer. Então é interessante compartilhar com os responsáveis quais os pilares escolares, como sustentabilidade, desenvolvimento socioemocional, ênfase tecnológica e outros.
 

4- Aluno protagonista

Uma outra metodologia adotada com cada vez mais frequência é a de protagonismo do aluno, com atividades como sala de aula invertida e rodas de conversa. Essas dinâmicas oferecem ao aluno uma maneira de se tornar responsável pelo seu conhecimento e desenvolver autonomia, tornando o professor um facilitador não um ponto focal.

 

5- Comunicação

É cada vez mais evidente a importância da participação dos pais na vida escolar, mas essa participação depende também da abertura da escola. O envolvimento parental pode ser feito através de muitas ferramentas, como reuniões, enquetes, etc. A Agenda Edu é uma estratégia adotada pelas escolas que fornece um relatório diário para os responsáveis diante do rendimento do aluno, é um canal que permite um relacionamento entre escola e família sem interferir no processo de adaptação.

 

Educação infantil volta às aulas primeira infância mundo contemporâneo

Leia mais

Educação Inclusiva: segurança na legislação é fundamental para evitar retrocessos


Pai, você está pronto para a volta às aulas 2023?


Aulas de psicomotricidade estimulam desenvolvimento e unem pais e bebês na academia


CEMJ oferece curso gratuito com vídeo aulas para jovens da periferia


Volta às aulas: como preservar as crianças de contrair doenças de comum circulação em ambiente escolar