A diretora pedagógica Regina Silva comenta sobre a influência e as mudanças que o meio digital promove na educação dos dias de hoje
Regina Silva* Publicado em 28/04/2023, às 06h00
O termo transformação digital se refere ao uso da tecnologia para otimizar produtos, serviços e todo tipo de organização social ou profissional. É um processo que envolve uma série de mudanças comportamentais, na adoção de novas ferramentas e, especialmente, na tomada de decisões. Esse processo não se limita ao mundo empresarial, ao longo dos anos ele vem sendo impulsionado pela evolução rápida das soluções e sistemas. Essa dinâmica, com o aumento vertiginoso do uso de tecnologias que culmina com a Inteligência Artificial, se reflete em todas as áreas e no comportamento das pessoas.
Mas, como a transformação digital influencia a educação? De muitas formas!
Afinal, as escolas, além dos primeiros nativos digitais, recebem e continuarão recebendo as gerações posteriores que já estão habituados ao mundo digital e adotam as práticas de forma natural. Dessa forma, é essencial que a escola conheça, entenda, mas, principalmente, consiga fazer parte da transformação digital de forma ativa. Esse é o caminho para otimizar suas práticas e acompanhar os novos modelos de ensino que definirão o futuro da sociedade em relação às atuais e às novas gerações.
A transformação digital na educação envolve mudanças na estruturação metodológica, na comunicação e no relacionamento entre alunos e educadores. As novas práticas pedagógicas estão focadas em incentivar o aprendizado ativo dos alunos, de forma que eles se tornem os protagonistas na construção do conhecimento. Isso significa que eles assumem mais responsabilidade sobre o próprio processo de aprendizagem e conseguem gerenciar melhor o tempo dentro e fora da escola.
Conhecer esse novo modelo é o primeiro passo para otimizar o trabalho pedagógico que possibilita a gestão escolar fundamentada em dados reais e conecta pais, alunos e professores em uma nova cultura. No contexto escolar digital, as práticas pedagógicas são facilitadas pelo registro de dados e acesso a informações. Isso permite que os professores reduzam o tempo gasto com processos secundários e possam se dedicar às atividades pedagógicas, além de poder acompanhar de perto o desenvolvimento dos estudantes.
Por sua vez, a gestão escolar é beneficiada com a qualidade das ações e a otimização do tempo. A análise contínua de indicadores permite avaliar ao longo do ano letivo, se as ações educacionais estão gerando o efeito esperado. Com os dados sempre atualizados, gestores têm uma visão do cenário real da instituição, identificando processos que funcionam com excelência e aqueles que necessitam de alguma reformulação para tornar a aprendizagem mais significativa e fortalecer os vínculos com a comunidade local.
Um dos princípios da transformação digital é oferecer uma boa experiência. Nesse sentido, a escola tende a buscar sempre melhorias em termos de qualidade e inovação. Ao usar uma plataforma educacional, por exemplo, não são oferecidas apenas aulas digitais, mas uma possibilidade de que os alunos aprendam por meio de recursos com os quais já estão familiarizados, como os vídeos e os games, podendo, inclusive, personalizar suas trilhas de aprendizagem.
A implementação da transformação digital favorece o acompanhamento constante e a reformulação de estratégias didáticas, permitindo o tempo necessário para intervenções pedagógicas mais assertivas e a recuperação da aprendizagem.
Como toda mudança, a transformação digital pode ser recebida com certa insegurança, especialmente pelos profissionais habituados a formas mais tradicionais de ensinar. A resistência em adotar novos métodos pode provir não exatamente do fato de o educador não gostar deles, mas sim da falta de familiaridade. Ao conhecer melhor a metodologia da sala de aula invertida ou o uso de plataformas, por exemplo, os educadores se apropriam de uma nova visão, na qual o aluno tem mais autonomia e o professor se torna mediador de conhecimento.
Para isso, é preciso adotar medidas para que a escola se torne um lugar onde a transformação digital represente um impulso para a educação significativa para toda a comunidade escolar.
Se a escola possui um modelo consolidado de gestão e práticas de ensino e decide fazer adequações, sem comprometer a qualidade do ensino, é importante fazer de forma gradativa. Nesse sentido, é essencial analisar as condições possíveis para a mudança antes de implementá-la. Com a tecnologia a favor da escola, é primordial entender os cenários em que ela se enquadra, bem como a sua usabilidade no dia a dia dos alunos, na prática dos professores e para a satisfação dos pais e responsáveis. Com essas informações iniciais, é possível projetar novas ações e manter a evolução constante da transformação digital, conforme as necessidades da instituição de ensino.
Antes da adoção de uma solução digital ou mudança de metodologia, é importante realizar um estudo aprofundado, não só pela questão de determinar as melhores opções disponíveis, mas para conhecer aquelas que atendem às necessidades específicas da instituição e os critérios de segurança da informação estabelecidos pela legislação.
As soluções digitais para a educação - sistemas de gestão, plataformas educacionais, entre muitas outras - oferecem configurações variadas e até a possibilidade de personalização. Uma análise dos recursos disponíveis na atualidade, em relação às demandas específicas da escola, possibilita reunir em uma única plataforma aplicações pedagógicas, integração com outros sistemas, cruzamento de dados e informações consolidadas sobre a evolução dos estudantes, construindo uma visão integral para tomada de decisões e intervenções no processo ensino-aprendizagem.
A transformação digital é um processo que vai bem além da implementação de tecnologias e sistemas. É um cenário de transformação social que exige mudanças de comportamento e até a criação de uma cultura de transição saudável. Assim, para promover as mudanças, é importante analisar o cenário escolar e sempre buscar o apoio de alunos, professores, pais e responsáveis, a fim de que a instituição possa se manter sempre em movimento ascendente.
*Regina Silva, é diretora Pedagógica do Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Inovação, área de negócios da Positivo Tecnologia dedicados à educação
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