Programação estará aberta no Sesc Santa Rita e na Casa Edições Sesc
Redação Publicado em 10/10/2024, às 06h00
O Dia das Crianças, comemorado no próximo sábado (12), poderá ter a literatura como o melhor presente para os baixinhos. Durante a 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o Sesc vai trazer ao público, entre 10 e 13 de outubro, uma programação que celebra a diversidade cultural e contribui para a formação de novos leitores e artistas da palavra. Nomes como Beth Goulart, Geovani Martins, Mariana Sanchez, Bell Puã, Nina da Hora dividirão espaço com “tapetes tridimensionais”, contação de histórias e oficinas para as crianças nos três espaços onde acontecem as atividades.
A programação estará aberta no Sesc Santa Rita e na Casa Edições Sesc, localizadas no Centro Histórico da cidade, e na unidade móvel BiblioSesc, que estará estacionada no Areal de Pontal. As atividades são totalmente gratuitas.
Na programação do Sesc na Flip a plateia vai poder saborear a literatura oral, com atividades como o Costurando Histórias, em que um grupo de contadores usa tapetes tridimensionais como cenários interativos para envolver o público nas aventuras dos personagens. A Maratona de histórias, onde contos de diferentes tradições do Brasil e do mundo serão apresentados ao público, também vai estar na Festa para estimular a imaginação e celebrar arte de contar histórias como espaço de convivência e aprendizado.
As crianças vão encontrar ainda momentos especiais na programação, como a apresentação do Palhaço Xuxu. Interpretado pelo ator e diretor Luis Carlos Vasconcelos, o personagem brinca com a simplicidade do cotidiano e a delicadeza das emoções humanas, envolvendo crianças e adultos em um espetáculo divertido e comovente.
O BiblioSesc é outra opção para quem quer aproveitar a Flip. Nesse projeto, as bibliotecas são instaladas dentro de um caminhão baú e, na Festa, ela vai estar estacionada no Pontal da Areia. As crianças poderão ter acesso a vivências, rodas de leitura e oficinas para acompanhar a produção da revista em quadrinho Educação em saúde e diversão no Sesc.
“As ações do Sesc nessa Flip reforçam o amor e o compromisso da instituição com a promoção da literatura brasileira contemporânea. Neste ano, dedicamos mais atividades para o público infantil e infanto-juvenil como forma de incentivar o debate sobre o hábito da leitura desde as primeiras idades e abrimos espaço para a discussão da literatura na América Latina, reafirmando o Sesc como uma instituição dedicada à promoção da literatura e da cultura em um sentido mais amplo e inclusivo”, destaca Janaina Cunha, Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.
A programação completa está disponível em www.sesc.com.br/sescnaflip.
A importância de incentivar a criatividade na educação infantil
Crianças e adolescentes com e sem deficiência visual descobrem juntos a importância da preservação da natureza e da inclusão
Grupo Crescer Feliz realiza 3º Encontro de Crianças Superdotadas em São Paulo
Aliança pela Infância convida a todos para a Semana da Infância e Cultura de Paz 2024
Esqueceram de Mim: Crianças fora da pauta da eleição mais importante para elas