Mariana Kotscho
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Jovens podem aprender programação e robótica brincando e gastar seu tempo frente às telas de forma mais produtiva

Proposta da Ctrl+Play é transformar o tempo gasto com dispositivos móveis em um tempo educativo, vantajoso e inventivo

Redação* Publicado em 20/11/2023, às 06h00

É importante encontrar meios de inserir técnicas de estudo e atividades que os façam os jovens desenvolverem habilidades
É importante encontrar meios de inserir técnicas de estudo e atividades que os façam os jovens desenvolverem habilidades

Na rotina agitada e repleta de estímulos tecnológicos dos jovens, encontrar meios de inserir técnicas de estudo e atividades que os façam desenvolver habilidades importantes não é tarefa fácil. Porém, é possível unir o útil ao agradável e conciliar a diversão com o aprendizado de tecnologias, como a criação de jogos e robôs.  

Uma das formas de atingir isso é com aulas de programação e robótica. Com elas, os jovens passam a criar interesse desde cedo na tecnologia, mas não só para entretenimento passivo ou passatempo. Elas começam a entender seu potencial transformador e passam a ter atitudes mais ativas, exercitando a criatividade e deixando a imaginação fluir por meio dos dispositivos digitais, seja em equipe ou sozinhos.

Além de se divertirem, eles conseguem aprimorar aptidões fundamentais no seu processo de crescimento, como raciocínio lógico, engenhosidade, protagonismo e comunicação. Há mais de oito anos, a Ctrl+Play, escola de programação e robótica, oferece essa oportunidade para milhares de alunos.

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Por meio de sua metodologia exclusiva “NAVE”, crianças e adolescentes conseguem inovar, aprender, vivenciar na prática e ter estímulos para criar aplicativos, jogos e aprender sobre linguagens de programação.

“Crianças e adolescentes passam várias horas brincando frente às telas, então, porque não introduzir meios mais proveitosos de se fazer isso? As aulas de programação e robótica proporcionam essa realidade, pois apresentam a eles um mundo de aprendizados ricos para seu desenvolvimento e seu futuro, mas sem deixar de manter o elemento mais importante, que é a diversão”, comenta Henrique Nóbrega, diretor fundador da escola.

Essa diversão vem em dose dupla: além de serem criadores de seus próprios jogos, em plataformas como Roblox — um sucesso entre os jovens —, também podem criar projetos com robôs e automação de tarefas. A diversão está em poder ser protagonista de suas criações e histórias, transformando o tempo gasto com computadores, celulares e outros dispositivos em um tempo mais vantajoso, inventivo e repleto de conhecimento.  

A metodologia da Ctrl+Play tem justamente esse objetivo, de ensinar, divertir e desenvolver as crianças e jovens para a vida, e claro, para seu futuro profissional. “Ao serem capacitados para aprender sobre diversas tecnologias, elas também melhoram o desempenho escolar e conseguem ganhar mais oportunidades no mercado de trabalho quando o momento chegar”, comenta Henrique.

Com dezenas de unidades espalhadas pelo país, aulas online e presenciais, a escola dispõe de cursos regulares, com ensino completo, divididos em três módulos: kids (7 a 9 anos), teens (10 a 13 anos) e young (14 a 17 anos), todos com aulas semanais de até 2h. Os materiais didáticos e habilidades seguem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do MEC.

*Sobre a Ctrl+Play:

A Ctrl+Play é uma escola brasileira de tecnologia e programação que oferece cursos e programas inovadores para crianças e adolescentes. Seu objetivo é proporcionar um ambiente educacional divertido e interativo, onde os alunos possam desenvolver habilidades, programação, robótica, criação de jogos, modelagem 3D e conceitos de lógica de forma dinâmica, divertida e envolvente. A escola utiliza metodologias de ensino modernas e recursos tecnológicos avançados para proporcionar uma experiência de aprendizado estimulante e enriquecedora.