A Jornada ESG, com o ESG Kids lança projeto que incentiva conscientização ambiental e social para o ensino fundamental
Redação Publicado em 23/04/2024, às 06h00
Antes mesmo de começar a expedição, idealizada pelo empreendedor de impacto Marcel Guariglia, que visitará 18 países na busca por bons exemplos de aplicação dos objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a Jornada ESG já deixa um legado para as futuras gerações: o ESG Kids. Inserido na plataforma do projeto expedicionário, o conteúdo é especialmente dedicado a escolas, alunos e professores do ensino fundamental.
Marcel Guariglia apresenta o ESG Kids como parte integrante da Jornada ESG, uma expedição que percorrerá 50 mil km pelas Américas, conhecendo de perto diferentes iniciativas sustentáveis e negócios de impacto. A jornada, que teve início no dia 18 de março, será compartilhada em conceito multiplataforma, com o objetivo de identificar e divulgar soluções inovadoras e sustentáveis, além de trocar conhecimento e experiências práticas.
“O ESG Kids surge como resposta à necessidade urgente de direcionar esforços coletivos e de gestões públicas e destaca a importância de envolver ativamente as crianças para assumirem papéis de liderança conscientes e responsáveis”, explica.
Com explicações teóricas e linguagem simples, é possível acessar conteúdos audiovisuais, como o CEA e Ecobarreira - Arroio Dilúvio, iniciativas de Porto Alegre - RS, que conscientizam a importância do descarte correto do lixo, bem como a coleta seletiva e a economia circular. O Instituto Navegar, programa educacional dedicado a preservação de rios, lagos e oceanos e que capacita jovens de baixa renda, em Natal – RN.
Explicações sobre Acaia Pantanal, que atua na educação e preservação do bioma Pantanal, em Corumbá-MS desde 2008, com foco na conservação ambiental e desenvolvimento humano e social e também sobre ABCDEnergia, plataforma criada pela Empresa de Pesquisa Energética – EPE para disseminar o conhecimento e estimular o uso consciente de energia de forma lúdica e acessível.
Além desses, outros vídeos ficarão disponíveis no portal ao longo dessa viagem, que para acessar basta clicar no ícone ESG Kids, disponível no canto superior direito da portal www.jornadaesg.com.
Jornada ESG
A Jornada ESG surge como uma iniciativa para aproximar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de líderes, gestores e organizações, fortalecendo a cultura ESG no Brasil e no mundo. “O objetivo é conectar soluções inovadoras e sustentáveis, trocar ideias, conhecimento e experiências práticas, além de encorajar empresas, empreendedores, organizações governamentais e ONGs a direcionar esforços para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
Resultado de uma grande curadoria e parcerias estratégicas, diversas iniciativas serão reunidas em um hub, a Truman Stakeholders, que irá conectar soluções ambientais, sociais e de governança com o mercado e empresas que acreditam na agenda ESG.”, avalia Guariglia.
Recém lançada no mercado, a Truman Stakeholders já conta com mais de 50 parcerias estratégicas e especialistas dedicados a análises de risco e oportunidades, aceleração de metas sociais e ambientais, campanhas de conscientização, qualificação profissional, parcerias com escolas, instituições e comunidades.
Para registrar a Jornada ESG, os conteúdos serão entregues em três formatos. O primeiro é o diário de bordo, que será atualizado semanalmente, onde compartilhará desafios da rota e projetos. O segundo serão os conteúdos técnicos das organizações de impacto ou iniciativas sustentáveis. E o terceiro fica a cargo de oito episódios associando temas relevantes a especialistas, que contará com a participação especial de Ana Carla Reis, sócia-diretora da Garimpo de Soluções, Edu Lyra, ativista e CEO da Gerando Falcões, Amyr Klink, explorador, navegador e escritor, Katiucha Pacheco, head do canal Preto e Conversas Pretas, e Carlos Nobre, climatologista com PhD em Meteorologia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Luciane Vieira, Fundadora da empresa Plus ESG, Sonia Consiglio, jornalista e especialista, conselheira administrativa e especialista em sustentabilidade, entre outros.
Toda a expedição poderá ser acompanhada na plataforma jornadaesg.com e que ao final, compilada em um documentário.
Sobre Marcel Guariglia
Publicitário, produtor de conteúdo audiovisual há 22 anos, sempre atuou na criação de projetos e estratégias de marketing content e branded content. Há alguns anos, começou a se interessar pelo que existia por trás da estratégia, do branding e, principalmente, qual era a base de valores para a construção da cultura nas empresas, bem como a formação de líderes e gestores.
Nessa época, aprofundou seus estudos sobre gestão estratégica em sustentabilidade e ESG, desenvolvendo projetos que se conectassem com negócios de impacto positivo, iniciativas sustentáveis e aceleração de metas ambientais e sociais. Assim, deu início à criação das plataformas Truman Stakeholders e Jornada ESG.
Atualmente, dedica suas atividades ao empreendedorismo de impacto, aceleração de iniciativas sustentáveis, inovação, criação e produção de conteúdos e experiências imersivas.