Organização lança material visando mobilizar sociedade civil e poder público em torno da valorização de brincar
Redação Publicado em 22/12/2022, às 06h00
É sabido que o ato de brincar é essencial para a infância -- esta é uma posição amplamente defendida por educadores e especialistas em desenvolvimento infantil. A partir da brincadeira, as crianças têm contato com o mundo e começam a interagir com as pessoas e objetos, desenvolvendo, assim, suas competências cognitivas, criativas, motoras, sociais e emocionais. No Brasil, no entanto, também se sabe que existe uma desigualdade nas possibilidades e no acesso ao brincar na infância.
De olho nessa questão, o Movimento Unidos Pelo Brincar lança, neste dia 07, o vídeo manifesto “Bota o Brincar na Roda”. O material chama a atenção para a importância da democratização do brincar em todas as regiões do País. O vídeo também estará disponível no site do projeto, lançado junto com o manifesto, onde os interessados também poderão apoiar o movimento em defesa da criação de novos espaços para brincar nas comunidades e territórios vulnerabilizados, clicando no botão “Tô dentro” disponível na página. Como se fosse uma assinatura aderindo ao manifesto, uma maneira de fortalecer essa demanda coletiva com o objetivo de fazer valer o direito das crianças.
Para Fernanda Morena, diretora de campanhas do Unidos Pelo Brincar na América Latina, “uma área saudável socialmente precisa também oferecer às crianças possibilidades de brincar e se desenvolver”. “O que fazemos com os nossos projetos é, primeiro, chamar a atenção de toda a sociedade civil e mobilizar sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento integral das crianças e, em segundo, mostrar ao poder público o apoio da sociedade para que possam voltar o olhar para esta questão e mostrar a ele que é possível desenvolver as comunidades através da promoção do brincar”.
O Movimento Unidos Pelo Brincar, a partir de diversas parcerias com organizações da sociedade civil, é responsável pela entrega de espaços dedicados ao aprendizado lúdico e ao convívio social em áreas marginalizadas e vulnerabilizadas do território brasileiro. Em 2021, através da iniciativa Favelas do Brincar, criou estes locais nos territórios do Complexo do Alemão (RJ), Paraisópolis e Heliópolis, em São Paulo. Em 2022, o projeto se expande e se torna Comunidades do Brincar, embarcando a comunidade ribeirinha do Punã, no Amazonas, e a Favela dos Sonhos, em São Paulo.
Conheça o site e apoie a causa clicando aqui.
O Movimento Unidos pelo Brincar tem a missão de promover a valorização do brincar como um dos pilares do desenvolvimento infantil. Através do brincar, crianças desenvolvem diversas habilidades, e por esse motivo o Movimento visa estimular famílias, cuidadores e o setor público a oferecer mais oportunidades de aprendizagem lúdica para todas as crianças. Com financiamento da Fundação LEGO, a iniciativa atua desde 2019 com ações no Brasil, Colômbia, México e Ruanda.