Mariana Kotscho
Busca
» BEBÊS

Bebês prematuros devem sempre receber cuidados redobrados

A pediatra e neonatologista Dra. Mariana Bertoldi Fonseca orienta como os pais devem prosseguir com os bebês prematuros

Redação* Publicado em 22/02/2024, às 06h00

Bebês prematuros precisam de cuidados
Bebês prematuros precisam de cuidados

O nascimento de um bebê prematuro é um evento que requer cuidados especiais e atenção redobrada dos pais. Segundo a pediatra e neonatologista Dra. Mariana Bertoldi Fonseca, esses pequenos guerreiros enfrentam diversos desafios únicos que também exigem um acompanhamento médico especializado devido a sua chegada ao mundo antes do tempo esperado.

“Os bebês prematuros são todos aqueles nascidos antes de completar 37 semanas de gestação. Eles apresentam uma série de desafios de saúde devido à sua imaturidade física e ao desenvolvimento incompleto dos órgãos. Esses bebês podem enfrentar complicações respiratórias, cardíacas, neurológicas e outras, que requerem monitoramento constante e intervenções médicas específicas”, diz Dra. Mariana.

Veja também

O papel dos pais

A especialista também explica que para os papais e as mamães, a jornada costuma ser tão desafiadora quanto a dos pequenos, além de emocionalmente exigente. No entanto, Dra. Mariana enfatiza a importância do contato pele a pele, conhecido como método canguru, e do envolvimento dos responsáveis nos cuidados diários do bebê após a saída da maternidade.

“Os pais desempenham um papel vital no cuidado e na recuperação dos bebês prematuros, portanto, o contato pele a pele proporcionado pelo método canguru é capaz de promover um vínculo emocional entre pais e bebês, além de contribuir para a estabilização da temperatura corporal, regulação da respiração e até mesmo ganho de peso”, explica a neonatologista.

Priorize o bem-estar dos bebês

Para Dra. Mariana é fundamental priorizar o bem-estar dos recém-nascidos em todos os momentos, com intervenções médicas quando necessário, o que inclui monitoramento do crescimento e intervenções como fisioterapia respiratória e motora, fonoaudiologia, terapia ocupacional e pediatria especializada no seguimento do prematuro. “O acompanhamento contínuo busca garantir que os bebês recebam o suporte necessário para alcançar marcos de desenvolvimento adequados”.

Dessa forma, entende-se que os cuidados com os prematuros requerem uma abordagem holística que englobe tanto os aspectos médicos, quanto emocionais, para que os pequenos conquistem qualidade de vida e um desenvolvimento saudável. “Lembrando que cada bebê é único, logo, os cuidados devem ser individualizados e adaptados às necessidades específicas de cada um”, reforça Dra. Mariana