Escritora brasileira premiada faz turnê literária na Argentina

Vanessa Passos excursionou pela Argentina para uma série de eventos literários

Redação Publicado em 22/10/2024, às 06h00

A escritora Vanessa Passos -

A escritora brasileira Vanessa Passos esteve na Argentina entre 20 e 28 de agosto para uma série de eventos literários, entre os quais o lançamento de dois livros: um recém traduzido para o espanhol e outro ganhador de diverso prêmios

A premiada autora cearense, Vanessa Passos, embarcou em turnê pela Argentina para realizar uma série de eventos literários, entre eles, o lançamento do seu livro de contos “A Mulher Mais Amada do Mundo”. A obra foi reeditada pela Caravana Grupo Editorial no Brasil com contos e ilustrações inéditas e foi traduzida para o espanhol.

A turnê foi realizada entre 20 e 28 de agosto e também incluiu o lançamento do outro livro da escritora, “A Filha Primitiva”. A obra, ganhadora de três prêmios, como o Prêmio Kindle de Literatura (2021), foi publicada pelo selo José Olympio, do Grupo Editorial Record, uma das maiores editoras na América Latina. Para Vanessa, a carreira internacional é fruto de um trabalho construído há muitos anos e significa “fazer a literatura brasileira chegar em novos leitores, fortalecendo a cultura latino-americana, e ainda dando destaque à escrita feita por mulheres”.

 

Veja também

Além dos lançamentos, a passagem de Vanessa pela Argentina incluiu oficina de autoficção, conversa com escritores, roda de conversa sobre a preparação do escritor, masterclass sobre venda de livros e um sarau para compartilhar o trabalho literário de mulheres. A diversificação da programação buscou propiciar encontros entre escritores brasileiros e argentinos, fortalecendo iniciativas da escrita latino-americana.

Vanessa, que lidera a maior comunidade de escritoras, cuja a voz é ouvida em mais de 10 países, comemora a ampliação das vozes das escritoras latino-americanas no mercado editorial e na mídia, e ainda afirma que “este movimento não é apenas um boom passageiro”. “As mulheres estão forçando passagem, porque entenderam que não precisam morrer para serem lidas e que o movimento de leitura de autoras vivas só cresce”, ressalta.

O ciclo de eventos internacionais do qual participa Vanessa começou em maio, com turnê em Portugal, e ainda passará pela França, em novembro, e Canadá.

 

Sobre Vanessa Passos

Vanessa Passos é escritora, roteirista, professora de escrita criativa, doutora em Literatura (UFC) e pós-doutora em Escrita Criativa (PUCRS). É idealizadora do Programa  321escreva, do Método Mais Vendidos, do Encontro Nacional de Escritoras e da Mentoria Voz Empreendedora. Atua na área de empreendedorismo literário, sendo CEO da empresa Vanessa Passos Voz, onde lidera uma comunidade de escritoras que têm voz em mais de 10 países, orientando centenas de escritoras a escrever, publicar e divulgar seus livros.

Vanessa Passos com seu livro / foto:arquivo

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

literatura Vanessa Passos Argentina

Leia mais

Sesc apresenta programação variada na Flip 2024 e com foco na literatura infantil e infanto-juvenil


Mês da Literatura Brasileira: ONG Vaga Lume indica obras de autores indígenas e negros voltadas a jovens leitores


Notas de Escurecimento, uma coluna de Plínio Camillo: Meu irmão Paulo


"Pequenas Mortezinhas: A Menopausa na Literatura Contemporânea"


Livros lúdicos infantojuvenis são recursos para trabalhar educação antirracista em sala de aula