Diretor de Felicidade: empresas criam novo cargo para melhorar bem-estar dos funcionários

A importância de priorizar a saúde dos colaboradores e como gestores podem realizar melhorias no dia-a-dia para melhorar o bem-estar

Redação Publicado em 04/09/2024, às 16h00

Um ambiente de trabalho saudável é fundamental -

Pensando em oferecer um ambiente de trabalho mais saudável, empresas estão criando um novo cargo: Diretor de Felicidade. A Heineken e a Chilli Beans já aderiram à novidade e agora têm um profissional focado no bem-estar dos funcionários. A consultora da MH Consult, Cinthia Babler Martins, explica a importância de priorizar os colaboradores.

De acordo com Cinthia, independente do que uma empresa produz ou do serviço que é prestado, ela depende do capital humano. “Muito se fala de sustentabilidade e saúde é algo que precisa ser sustentável. Quando um colaborador perde a saúde, seja física, mental ou emocional, a própria pessoa, a família, a empresa e a sociedade como um todo sofrem o impacto”, afirma.

O Diretor de Felicidade, novo cargo que está em alta, é responsável por avaliar se o ambiente de trabalho é saudável e implementar novas políticas na empresa para que o bem-estar dos colaboradores seja priorizado. “Quando os funcionários se sentem valorizados, eles tendem a se envolver mais com suas tarefas e se dedicar ao sucesso da empresa. A probabilidade de se ausentarem por questões de saúde e estresse é menor”, explica a consulta Cinthia.

 

Veja também

 

Um ambiente saudável estimula o foco, a criatividade e a colaboração. Para avaliar o nível de bem-estar dos funcionários, é possível realizar uma pesquisa anônima. “Também é indicado realizar encontros de feedback para uma conversa mais individualizada. De maneira mais analítica, a empresa pode levantar indicadores como taxas de absenteísmo (falta de pontualidade), turnover (rotatividade de colaboradores) e resultados de avaliação de desempenho”, diz.

 

Pilares da saúde

A consultora explica que não existe separação entre quem somos no trabalho, em casa ou na sociedade. “Somos seres integrais: bio, psico, mental, espiritual, profissional, material e social. Costumo dizer que se a pessoa está com dor de dente, essa dor vai tirar ela do trabalho, da festa com os amigos e das atividades da casa. Perder a saúde pode nos paralisar em nossos diferentes papéis”, afirma Cinthia.

Para oferecer um ambiente de trabalho mais saudável, a empresa pode construir ações de promoção e prevenção em saúde, como feiras, palestras e workshops de conscientização e estímulo ao autocuidado. “É preciso incentivar o cuidado com a saúde como um todo, com programas de alongamento e atividades físicas, cuidado com a nutrição, educação financeira e estimular atividades de integração e canais de acolhimento”, exemplifica Cinthia.

Para a consultora da MH Consult, quando os pilares da saúde integral são bem trabalhados, tanto os colaboradores quanto a empresa colhem os benefícios. “A empresa se torna um lugar melhor para trabalhar e também se beneficia de uma equipe mais produtiva. De quebra, também contribui para uma sociedade mais sustentável”, finaliza.

bem-estar felicidade gestão

Leia mais

É hora de agir como Tereza de Benguela e libertar as mulheres do trabalho escravo


Trabalho e maternidade: acolhimento das colaboradoras que têm filhos


Maternidade e carreira: a busca pelo equilíbrio


ONG Mães Pela Diversidade distribui cartilha com conselhos para mães e pais de pessoas LGBTQIA+


Laços da Terra: empreendedorismo periférico e a jornada orgânica