O nefrologista Henrique Carrascossi explica como exercícios aeróbicos beneficiam os órgãos
Redação Publicado em 11/04/2023, às 06h00
Celebrado anualmente em 6 de abril, o Dia Mundial da Atividade Física reforça a importância da prática de exercícios para a manutenção da boa saúde, especialmente de pessoas que possuam doenças crônicas. Segundo um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a prática regular de exercícios aeróbicos pode, inclusive, trazer benefícios para diabéticos, protegendo os rins contra disfunções provocadas pela enfermidade.
O nefrologista Henrique Carrascossi comenta que, de acordo com a pesquisa, esse efeito ocorre devido à liberação de um hormônio chamado irisina, expelido pelo tecido muscular durante a realização das atividades. “Em especial as aeróbicas, como caminhar, correr, nadar e pular corda. Ações também responsáveis por aumentar a presença da enzima AMPK, que atua na proteção dos rins.”
O especialista orienta que as pessoas diabéticas devem se preocupar em dobro com a saúde dos rins, já que a progressão da doença causa lesões nos canais sanguíneos que irrigam os órgãos, como vasos, artérias e veias. “Ou seja, uma possível piora da diabetes enfraquece os canais, o que consequentemente também eleva as chances de o paciente desenvolver um quadro de insuficiência renal crônica.”
Outros benefícios proporcionados pela atividades físicas aeróbicas incluem: melhora do controle glicêmico; reduções de fatores de risco para doenças cardiovasculares; contribuição para perda de peso; e aumento da qualidade de vida e sensação de bem-estar. “Lembrando sempre de procurar um médico especializado antes de iniciar a prática de qualquer exercício”, diz Carrascossi.
Diante desse cenário, Dr. Henrique pontua ainda que as atividades físicas devem ser inseridas gradativamente durante a rotina, isso é, não precisam ser iniciadas com intensidade. “Caminhadas, aulas de dança, pilates e sempre optar por realizar simples deslocamentos a pé ou de bicicleta já são grandes incentivos. O importante é evitar o comportamento sedentário e manter o corpo sempre em movimento.”
Atividade física reduz mortalidade por causas cardiovasculares
Cansaço nas pernas: desgaste físico ou apenas rotina exaustiva?
Aulas de psicomotricidade estimulam desenvolvimento e unem pais e bebês na academia
Dia Nacional da Doação de Órgãos: transplante de rins pode ser questão de sobrevivência
Cuidar da sua saúde mental é um exercício diário