Médica alerta para cuidados com a doença e prevenção contra o melanoma
Redação Publicado em 07/05/2024, às 06h00
O melanoma é o tipo de câncer de pele mais agressivo que existe. Cuidar da pele e conhecer pintas e manchas é fundamental para prevenção da doença e diagnóstico precoce. Para alertar a população sobre os riscos e disseminar conhecimento sobre o tema, a dermatologista, Cíntia Bimbato traz dicas de como proteger o maior órgão do corpo humano.
Mais comum entre os brasileiros, o câncer de pele sozinho apresenta mais casos no País do que os outros 17 tipos de tumores, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Todos os anos são diagnosticados mais de 100 mil novos casos da doença no mundo. “Por falta de informação, as pessoas não se preocupam e muitas delas nem imaginam que o câncer de pele pode matar, principalmente o melanoma, pois tem grande capacidade de metástase”, explica a dermatologista.
O melanoma cutâneo é um tipo de câncer de pele originado pelas células que produzem a melanina, substância responsável pela cor da derme e apresenta 3% das neoplasias malignas da pele, apesar de ser o mais grave devido a sua alta chance de metástase.
A médica separou informações sobre sinais, sintomas, fatores de risco e prevenção.
Sinais e sintomas:
Fatores de risco:
Exposição solar
Características da pele
Histórico pessoal
Histórico familiar
Prevenção:
Por que pessoas saudáveis ainda podem ter câncer?
Repelentes corporais ajudam a afastar o mosquito da Dengue?
Março Azul Marinho: prevenção do câncer de colorretal
Dezembro Laranja: como identificar o câncer de pele
Câncer de pele: especialista explica como se proteger do câncer mais incidente no Brasil