Letramento em saúde

Opy Health e Instituto Opy investem em letramento em saúde: série de vídeos “Saúde em Movimento” oferece dicas de exercícios e adequações posturais

Redação Publicado em 15/08/2024, às 06h00

Movimento é saúde -

A Opy Health, em parceria com o Instituto Opy, lança a série de vídeos “Saúde em Movimento” como parte do Projeto de melhoria do Letramento em Saúde para os colaboradores das quatro operações hospitalares da companhia e do escritório administrativo, em São Paulo. A série tem como objetivo oferecer dicas de exercícios e adequações posturais para aliviar a tensão do dia a dia e prevenir lesões musculares. Os vídeos serão postados na rede de comunicação interna e também publicados nos perfis do Instagram da Opy Health e do Instituto Opy e ficam disponíveis no canal do Youtube da Opy Health, para o público externo.

O projeto está sendo desenvolvido com a participação da especialista de Letramento em Saúde, Prof. Katarinne Lima Moraes, da Universidade de Brasília – UnB e vice-coordenadora da Rede Brasileira de Letramento em Saúde – REBRALS. Na primeira fase foram aplicadas pesquisas com os colaboradores, analisando suas condições de Letramento em Saúde.

Foram realizados workshops de sensibilização que abordaram as dificuldades de compreender materiais educativos escritos, como localizar recursos na internet e como usá-los, a interação com profissionais de saúde e como encontrar boas informações sobre saúde. Os colaboradores participaram dos workshops sobre os desafios identificados, que abordaram os temas: condições osteomusculares, uso racional de anti-inflamatórios e cuidados com a saúde em geral.

 

Veja também

A especialista explica que “Letramento em Saúde é a capacidade de buscar, compreender e aplicar informações de saúde, capacitando os indivíduos a tomarem decisões informadas sobre a própria saúde ou a de quem cuidam. Para melhorar o letramento em saúde, há um conjunto de ferramentas e estratégias a serem utilizadas, como: evitar o uso de termos técnicos ao orientar pacientes; falar pausadamente; e elaborar materiais educativos que considerem as dúvidas da comunidade.”

De acordo com o Gerente de Recursos Humanos e Comunicação da Opy Health, Kleber Nogueira, a série “Saúde em Movimento” promete simplificar ao máximo o entendimento e a atitude do autocuidado. “Com um formato de vídeos curtos, queremos ampliar o letramento em saúde para que os colaboradores consigam melhorar a sua própria saúde e da comunidade em que vivem. Nosso objetivo é que mais e mais empresas possam ter esta visão, não apenas no segmento da saúde”, explica.

“Para nós do Instituto Opy, que temos como foco a Promoção da Saúde, faz muito sentido trabalhar, em parceria com a Opy Health utilizando a metodologia do Letramento em Saúde pela melhoria da saúde de seus colaboradores. O Letramento em Saúde é apontado pela Organização Mundial de Saúde como uma das principais estratégias para se reduzir as desigualdades de acesso aos serviços de saúde”, afirma Heloisa Oliveira, Diretora-presidente.

 

Na prática

A Opy Heath oferece o programa Opy Cuida, que proporciona o acompanhamento integral da saúde e do bem-estar dos colaboradores. O projeto inclui acesso a um programa de atividades físicas, suporte em medicina do trabalho, cuidados com a saúde mental e alimentação saudável.

 

Sobre a Opy Health

A Opy Health é uma empresa de serviços não clínicos e de infraestrutura em hospitais públicos e privados, sob gestão da IG4 Capital. Iniciou suas operações em fevereiro de 2020 e atualmente opera o Hospital Delphina Aziz (Manaus, AM) e o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC – Belo Horizonte, MG), além de parcerias com a Sociedade Israelita Albert Einstein na operação do HMAP – Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia e no HUGO - Hospital Estadual de Urgências de Goiás, em Goiânia.

 

Sobre o Instituto Opy

O Instituto Opy de Saúde é uma organização sem fins lucrativos criada em 2021 pela Opy Health, para atuar na promoção da saúde, cuidando dos Primeiros Mil Dias de Vida da Criança e atuando na redução de fatores de risco de Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

 

 

 

 

 

 

 

Saúde movimento Opy

Leia mais

Dia do Pediatra: Sociedade Brasileira de Pediatria lança campanha de valorização ao profissional da área


Cobertura vacinal atinge 82% em 2022, porém, índice é baixo comparado ao percentual de 2018


CREN alerta que pais com obesidade apresentam 80% de chance de terem filhos com o mesmo quadro


OMS afirma que cerca de 830 mulheres morrem todos os dias no mundo por causas relacionadas à gravidez e ao parto


Dia da Saúde e Nutrição: OMS afirma que a amamentação reduz em 13% a mortalidade de crianças de até cinco anos