Doenças mais comuns no outono e inverno: confira dicas de como proteger as crianças

A pediatra Dra. Amanda de Santana Ferreira destaca a importância da vacinação contra a influenza e formas de proteger os pequenos

Redação Publicado em 31/05/2023, às 14h00

É importante que os pais fiquem atentos aos sintomas nas crianças -

A chegada das temperaturas mais frias do outono e a proximidade com o inverno, consequentemente acarretam uma elevação no número de doenças respiratórias registradas em razão de aspectos das estações. Segundo a pediatra Dra. Amanda de Santana Ferreira, algumas das enfermidades com maior registro nessa época do ano são: gripe; resfriado; otite; sinusite; faringite; bronquiolite e pneumonias.

 

​Com o clima mais frio e a diminuição da umidade do ar, as crianças são as que mais sofrem. Também durante essas estações é comum que ocorram quedas bruscas de temperatura em um mesmo dia, além de maior poluição do ar, aspectos que fazem com que os ambientes permaneçam mais tempo fechados, favorecendo a suspensão de partículas e o aumento da circulação de vírus, como o influenza”, comenta a especialista.

 

​Outras infecções respiratórias, que possuem causas multifatoriais comuns durante as estações, são a asma e rinite, que estão diretamente relacionadas a uma afeccção da pele, a dermatite atópica. “É importante que os pais fiquem atentos com as crianças, mesmo quando elas não tenham predição para alergias. O ideal é não sair de casa muito cedo, pela manhã, ou tarde da noite. Manter uma alimentação equilibrada com frutas, legumes e verduras, além da hidratação oral, também são pontos que contribuem para uma melhora da imunidade”, diz Dra. Amanda.

 

Veja também 

 

​A especialista ainda aconselha que objetos alvo de ácaros e poeira sejam evitados, como cortinas, carpetes e bichos de pelúcia. Roupas guardadas por muito tempo devem ser lavadas com sabão neutro e, se possível, secas ao sol antes de serem utilizadas. “A limpeza da casa também é importante, de preferência com aspirador de pó e pano úmido. Vassouras tendem a levantar muito mais a poeira”.

​Diante desse cenário, crianças que apresentarem sintomas característicos de doenças comuns ao outono e inverno devem sempre procurar atendimento médico. Já o acompanhamento com um pediatra deve ocorrer regularmente, desde o nascimento até o final da adolescência, a fim de que o especialista entenda plenamente o quadro de saúde do paciente.

“Lembrando que a forma de prevenção mais eficaz contra quadros como a gripe, covid-19 e diversas outras enfermidades é a vacinação. Atualmente, o Sistema Único de Saúde disponibiliza 18 vacinas para crianças e adolescentes por meio do Programa Nacional de Imunização. Manter a caderneta de imunizantes das crianças atualizada é uma das formas mais eficientes de proteger os pequenos”, comenta Dra. Amanda.

inverno doenças prevenção outono comuns

Leia mais

Fake news sobre vacinas disseminam temor entre as famílias, revela pesquisa realizada com pediatras brasileiros


Tudo o que você precisa saber sobre a nova vacina de HPV nonavalente


Influenza: entenda as diferenças entre as vacinas tri e tetravalentes para a gripe


Quem tem anemia corre mais riscos de contrair gripe?


Por que eu devo me vacinar? Entenda a importância da vacina contra gripe